Com o objetivo de discutir a cadeia produtiva da ovinocultura e a comercialização da carne de ovelha entre outras alternativas, foi realizado o III Seminário Regional de Ovinocultura do Alto Uruguai Gaúcho, II Simpósio Municipal de Ovinocultura e Jantar do Carneiro foi um sucesso.
Uma das metas da Administração Municipal de Jacutinga é fomentar a cadeia produtiva da ovinocultura e apoiar os produtores para que a economia agrícola do município possa se desenvolver ainda mais.
E com este objetivo é que a Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e EMATER realizaram o III Seminário Regional de Ovinocultura do Alto Uruguai Gaúcho e o II Simpósio Municipal de Ovinocultura que aconteceu na última sexta-feira (16) na Câmara de Vereadores de Jacutinga. Durante o evento também aconteceu o lançamento do Programa Municipal de Incentivo a Ovinocultura para o fortalecimento dos ovinocultores de corte do município e até mesmo da região.
O evento contou com a expressiva participação de público, além do Prefeito Beto Bordin, da Vice-Prefeita Salete Luft, do Presidente da Câmara Ronaldo Bordin, do Secretário de Agricultura Ariel Nava, do Chefe do Escritório Regional da EMATER Marcos Gobo, do Vice Prefeito de Campinas do Sul Glademir Baldissera, vereadores, secretários municipais, integrantes da EMATER local e de produtores interessados em conhecer um pouco mais sobre ovinocultura.
O evento que iniciou no inicio da tarde de sexta-feira (16) contou com a palestra do Dr. Rafael Paim que é Presidente da Associação Brasileira dos criadores da raça Ile de France e faz parte do conselho administrativo da A.R.C.O.- Associação Brasileira de Criadores de Ovinos que de uma forma direta e objetiva conversou com os presentes relatando sobre o mercado, os benefícios e dificuldades da criação de ovinos.
Em seguida ocorreu a palestra com o Médico Veterinário, Especialista e Presidente da Associação Brasileira de Criadores da raça Poll Dorset Wilson Radaelli da Cabanha Cortez que conversou com os presentes sobre as Condições Econômicas de Ovinocultura, as possibilidades de negócios com ovinos, sobre sanidade e o abate.
A terceira palestra foi com o Técnico Agrícola e Produtor Alceu Lira que relatou caso de experiência com relação a produção de ovinos destacando o dia a dia na criação de ovelhas, sobre as instalações e a realidade da região nesta atividade.
E por fim o Prefeito Beto Bordin realizou o Lançamento do Programa Municipal de Incentivo a Ovinocultura, onde destacou o grande potencial do município para a criação de ovinos, enfatizou que a Administração incansavelmente busca alternativas para o desenvolvimento do setor primário, busca alternativas para a ampliação de renda e que o programa no primeiro momento irá beneficiar todos produtores habilitados, e que irá proporcionar ao produtor ferramentas e assessoria para que trabalhe de forma técnica. Por fim o Prefeito agradeceu aos palestrantes pelas explanações ao longo da tarde e ao grande público que lotou as dependências da Câmara de Vereadores.
O Chefe do Escritório Regional da EMATER Marcos Gobo em seu pronunciamento destacou as ótimas oportunidades vindas da criação de ovinos, parabenizou o Prefeito pela iniciativa e empenho em promover programas que desenvolvam o setor primário.
O Presidente da Câmara de Vereadores Ronaldo Bordin em seu pronunciamento parabenizou ao executivo pelo Programa, parabenizou aos palestrantes pelo excelente conteúdo oferecido durante a tarde e destacou que o legislativo é grande parceiro de projetos como este, que buscam desenvolver alternativas para que o homem do campo possa desenvolver novas atividades.
Jantar do Carneiro
Na sexta-feira (16) na parte da noite aconteceu na Comunidade de Barão Hirsch o Jantar do Carneiro, tendo como cardápio principal pratos a base de carneiro. Cerca de 250 pessoas prestigiaram o jantar, que contou com a presença do Prefeito Beto Bordin, da Vice-Prefeita Salete Luft, do Vice-Presidente da Famurs e Prefeito de Barra do Rio Azul Marcelo Arruda, do Prefeito de Paulo Bento Pedro Lorenzi, do Vice-Prefeito de Ipiranga do Sul Marco Sana, do Secretário de Turismo e Cultura de Erechim Leandro Basso além autoridades locais, regionais e públicos em geral. Uma das atrações do evento foi a decoração do local, que foi preparada pela Comunidade de Barão Hirsch com o apoio da Assistência Social e organizado pela Mari Tânia da EMATER.
O Chefe do Escritório da Emater de Jacutinga Derli Dalasta em seu pronunciamento destacou o empenho e dedicação da Administração Municipal, da EMATER e da Comunidade de Barão Hirsch para que este evento ocorresse da melhor forma possível e falou sobre o cardápio da noite, que foi preparado pela Comunidade de Barão Hirsch com suporte da EMATER.
O Vice-Presidente da Famurs e Prefeito de Barra do Rio Azul Marcelo Arruda em seu pronunciamento destacou a iniciativa do poder público, parabenizando o Prefeito pelo empenho e dedicação na busca por novas fontes de renda, do desenvolvimento primário que é o que move os pequenos municípios e no incentivo a quem realmente quer produzir.
O Prefeito Beto Bordin por sua vez agradeceu a Comunidade de Barão Hirsch pela parceria, e pela preparação do jantar tendo como item principal pratos a base de carneiro. Destacou que os presentes conhecerão as possibilidades de pratos a base de carneiro, que é uma carne muito valorizada em alguns locais do país, e que além da carne, os produtores também irão explorar a questão da venda da lã do animal. Por fim o Prefeito destacou os diversos projetos que existem para a produção primária, seja no carneiro, seja no leite, no frango, nosso objetivo e desenvolver e dar condições para que os produtores possam desenvolver estas atividades. Bordin desejou um bom jantar a todos, agradeceu a parceria da EMATER, da Comunidade de Barão Hirsch e também de sua equipe de governo.