Na última sexta-feira (26) aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores de Jacutinga, o Simpósio denominado “Alternativas para o desenvolvimento” que busca estimular o debate sobre possibilidades reais para incrementar o desenvolvimento local, um evento sobre Ovinocaprinocultura, evento que abre oficialmente as programações de comemoração dos 53 anos de Jacutinga, que contou com a presença de muitos produtores locais, autoridades e secretários municipais, também os palestrantes, Edegar Franco da Associação Brasileira dos Criadores de Ovino, Marcos Blanco da EMBRABA e Alceu Lira da EMATER.
Além dos produtores locais esteve presente também o gerente adjunto da EMATER Marcos Gobbo (Toco), que em suas palavras elogiou e parabenizou a iniciativa do município em promover em seu período de aniversário um evento como este, que visa estimular, incentivar e promover uma discussão sobre a produção de Ovinos e Caprinos.
O Prefeito Beto Bordin destacou sobre o projeto que esta sendo criado para o incentivo a ovinocaprinocultura, que pretende através de lei estimular a criação e desta forma agregar renda aos produtores rurais, visto que estas são carnes nobres e possuem um bom preço de comercialização, e disse que esta sendo estruturado o projeto que atenda o produtor, que auxilie, que oriente, que possa financiar parte do empreendimento e que dê orientações. Disse ainda que está sendo estudado formas de melhorar a inspeção, formas de realizar o abate de forma mais humanitária, para que dessa forma o produtor não dependa apenas de vendas no município e possa expandir para fora.
A Vice-Prefeita Salete Luft agradeceu a presença de todos, falou sobre a oportunidade que esta sendo oferecida aos presentes e disse também sobre a importância da semana do município e a importância do poder público pensar em alternativas que visem desenvolver não só o município mas a região.
Alceu Lira relatou sobre a sua atuação com a ovinocultura, onde tem uma boa experiência na cidade de Viadutos, que buscou uma parceria com a ARCO e EMBRAPA para executar esta atividade da melhor forma.
Edegar Franco da ARCO explanou a todos com dados reais, falando sobre raças, sobre possibilidades reais da região para trabalhar com ovinos, sobre a pastagem da nossa região que é favorável à esta atividade, sobre outras possibilidades fora a carne, lã e leite que podem serem desenvolvidas.
Marcos Blanco em seu pronunciamento falou sobre o mercado de ovinos, e apresentou a experiência bem sucedida dos produtores da região do Alto Camacuã onde os produtores uniram-se em forma de cooperativa e estão industrializando alguns produtos e dessa forma a região está se fortalecendo. Disse ainda que os produtores que estão investindo em Ovinos ou Caprinos estão bem, inclusive destacou outros mercados como a exportação da carne.
Por fim o Prefeito Beto Bordin agradeceu aos presentes em especial aos palestrantes, entregou aos palestrantes Alceu Lira, Marcos Blanco, Marcos Gobbo e Edegar Franco um mimo em nome da Administração Municipal pela colaboração e falou da importância em estabelecer parcerias, onde o prefeito disse que pode contar com estas lideranças que tem muita experiência e vieram agregar muito conhecimento a todos que se fizeram presentes no evento e disse que o desenvolvimento só acontece quando á a participação de todos realizando troca de conhecimento e informações.
O Coordenador da Agricultura Gerson Dias e a Veterinária Monique Simundi se manifestaram também falando sobre as atividades que vem sendo desenvolvidas, e a expectativa positiva quanto a adição de renda através da ovinocultura.