Na manhã do dia (14/3) começou a 8ª edição da Exposição do Comércio, Indústria, Agropecuária e Artes (Expocija), em paralelo várias atividades foram ofertadas aos visitantes da feira, em especial aos agricultores familiares que trabalham com a produção do leite. O Seminário Regional: “Diagnóstico e perspectivas da produção de leite na agricultura familiar”, culminando com um debate sobre o futuro deste setor.
Foi destaque o tema da sucessão familiar e com ela a falta de mão de obra. Concentração da atividade leiteira por poucos produtores e com isso surgiu à proposta do associativismo, para que assim, possam tornar o trabalho rentável. Outra evidência é o desafio das cooperativas e da Emater em estar fomentando os produtores para o desenvolvimento da produção.
E ainda, a gestão das propriedades, salientando o controle leiteiro, de produtividade e financeiro, bem como, padrão genético e alimentação de qualidade. Segundo o debate dos mais de 240 participantes, esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção dos agricultores familiares na produção do leite.
O seminário contou com a palestra do professor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), doutor Ulisses Pereira Mello, representantes das empresas Coopasul, Cotrel, Cooperativa Santa Clara, UFFS, Emater e produtores rurais. O evento foi organizado em parceria com o Comitê Central Expocija 2014, Conselho Municipal de Agricultura, Sindicato Unificado dos Trabalhadores Rurais (Sutraf), Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).