Pela primeira vez na abertura oficial da 8ª Exposição do Comércio, Indústria, Agropecuária e Artes de Jacutinda (Expocija), contou com a presença do governador Tarso Genro. Serão três dias de feira com 176 expositores e uma intensa programação, objetivando demonstrar as potencialidades do setor primário, bem como da indústria e comércio locais.
O prefeito, Gelsi Lodéa, em sua fala deu as boas vindas a todos os presentes e disse que a feira além de ser uma vitrine comercial, tem um papel social importante para a comunidade jacutinguense. Agradeceu a parceria das diversas Secretarias de Estado com o município e também na feira. “Mesmo sendo um município pequeno, conseguimos realizar uma feira já conhecida na região, a qual buscamos consolidar. A parceria do Governo do Estado tem sido providencial para mudar a vida do povo jacutinguense”, disse.
Para o governador Tarso Genro, os recursos destinados a Jacutinga são frutos de uma gestão competente e unificada. “Essa visão de desenvolvimento exemplar que encontramos aqui em Jacutinga, com ampla característica de unidade e representatividade, é a responsável por todo o desenvolvimento que o município vem apresentando. E essa feira é um exemplo dessa unidade”, destacou.
Neste ano, a feira celebra os 50 anos de emancipação político-administrativa do município. “Além de mostrar o potencial comercial de nosso município, que comemora 50 anos, a feira serve para abrir novos caminhos, sejam de comercialização ou investimentos”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) da cidade, Carlos Fernando Lopes.
Ao finalizar, Tarso destacou que a Expocija já é um sucesso, pois representa o bom momento que o município, o Estado e o país estão vivendo. “Buscamos sempre o desenvolvimento, mas não o desenvolvimento em que o rico fica mais rico e o pobre mais pobre. O desenvolvimento que queremos é uniforme e beneficia toda a sociedade e isso pode ser visto aqui nesta grande feira promovida em Jacutinga”, destacou.
Convênio
Na feira, foi assinado o convênio de adesão ao programa Mais Saneamento, que garante o repasse de R$ 40 mil para investimentos no município. Segundo o secretário estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, “Esses recursos que serão destinados para o município, para ser aplicado na construção de uma rede de água para uma comunidade do interior, que hoje não tem acesso à água potável, com toda a certeza fará diferença na vida dessas pessoas”, salientou.