Agroindústrias recebem certificados

O curso que visa agregar mais qualidade as agroindústrias encerrou-se nesta terça-feira (05), com solenidade realizado na Câmara de Vereadores de Jacutinga.

O Evento  de encerramento do curso “De olho na qualidade” que faz parte do Projeto Agroindústria Norte – Desenvolver as agroindústrias da região norte promovido pelo SEBRAE com apoio da Prefeitura de Jacutinga e EMATER, ministrado pela Professora Salete Floriani. O evento  contou com a participação de produtores de Jacutinga, Ponte Preta e Paulo Bento, e foi prestigiado pelo Prefeito de Jacutinga Beto Bordin acompanhado da Primeira Dama Cleunice Bordin, a Vice-Prefeita de Jacutinga Salete Sangalli Luft, o Secretário de Agricultura Ariel Paulo Nava, a Médica Veterinária de Jacutinga e também responsável  pela pasta dos desenvolvimentos das agroindústrias Monique Simundi, a equipe da EMATER de Jacutinga, Vice-Prefeito de Ponte Preta Jasiel Greseli, Secretário de Desenvolvimento de Ponte Preta Clairton Barro, o responsável técnico pelas agroindústrias de Ponte Preta Bruno Radaelli.

O curso finalizado teve por objetivo a implantação de uma ferramenta administrativa nas agroindústrias denominada 5S, que é chamada assim devido a 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) Seiketsu (higiene). A Professora Salete Floriani explicou sobre a importância do 5S nas agroindústrias onde o papel principal é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e especialmente, pessoas. Desta forma os responsáveis pelas agroindústrias estarão agregando valor ao produto produzido.

Foi servido um coquetel aos presentes, com produtos produzidos pelas agroindústrias participantes do curso, onde as autoridades presentes também puderam comprovar a qualidade destes produtos.

A responsável pela pasta dos desenvolvimentos das agroindústrias Monique Simundi em seu pronunciamento agradeceu a participação de todos, ressaltou a importância da agroindústria na economia local e que irá dar continuidade as capacitações aos interessados.

O Secretário de Agricultura Ariel Paulo Nava em seu pronunciamento agradeceu a presença de todos, agradeceu o empenho da Professora Salete Floriani e colocou a Secretaria de Agricultura a disposição dos produtores que já atuam no ramo da agroindústria e aos que desejam ingressar neste ramo, reafirmou que tem a missão de concentrar esforços para estimular a criação de agroindústrias e fortalecer as existentes, disse ainda que o Prefeito Beto Bordin acredita e quer investir nesta área.

A Vice-Prefeita Salete Sangalli Luft destacou a beleza dos produtos ali expostos, que possuem qualidade e vão garantir renda ao produtor, e parabenizou a todos que participaram do curso,

O Prefeito Beto Bordin manifestou-se falando da importância da agroindústria para o setor primário e para a agricultura, que Jacutinga está investindo na qualificação, em recursos para os interessados que queiram iniciar as atividades nas agroindústrias. Bordin disse ainda que o município passa por um momento que deve se investir na pequena propriedade, em novas alternativas de renda para o setor primário, que o alimento produzido com inspeção, cuidado e qualidade tem uma valorização comercial. Disse ainda que está trabalhando via AMAU com o SUSAF e Vigilância Sanitária visando abrir as portas dos municípios da região para a comercialização de produtos oriundos das agroindústrias, e que estará trabalhando para fortalecer a agroindústria do município para que os produtos produzidos aqui tenham mercado não só em Jacutinga mas também em toda região, e que tem muita convicção que este é o caminho para fortalecer a região, fortalecer as agroindústrias, e gerar renda e produtos de qualidade, além de estimular a presença do homem do campo em sua propriedade.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: