O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou a VI Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Jacutinga/RS no dia 11 de julho.
Fizeram parte do protocolo de abertura do evento: representando o COMAS, sua presidente, Vanessa Strapasson; representando a Administração Pública Municipal, a prefeita em exercício, Salete Sangalli Luft; representado a Câmara de Vereadores, seu presidente, Avelino Ricardo Menegaz; representando a SMAS, a coordenadora do CRAS, Franciele de Quadros Colombeli; representando os trabalhadores da área de Assistência Social, a psicóloga, Carlise Ecco Faitão; e representando os usuários da Política de Assistência Social, Eliani Carvalho da Silva.
A Prefeita em Exercício, Salete Sangali Luft destacou a importância dos jacutinguenses garantirem seus direitos, parabenizou a todos os presentes que se importaram em opinar para pedir melhorias em prol da assistência social de nosso município. Ela também ressaltou em nome do prefeito, Beto Bordin que um dos principais objetivos de sua gestão é garantir um bom atendimento a todos os moradores que necessitam dos serviços sociais.
Em seu pronunciamento o Presidente da Câmara Avelino Ricardo Menegaz, falou da importância da Conferência e citou que a participação da comunidade local é de grande relevância para o desenvolvimento do município, estado e união. Disse que estava muito feliz em ver a população participando, em diversos setores, e citou como exemplo, os usuários.
O tema da conferência deste ano foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, organizada em 4 eixos:
EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
EIXO 4- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Inicialmente, a assistente social Kenia Aparecida Ramos do Amarante colaborou com uma palestra, na qual expôs sobre a trajetória da Assistência Social no Brasil, contexto atual, legislação, serviços, projetos e benefícios. Na seqüência, o público de quase 100 participantes, se reuniu para os trabalhos em grupo. Cada um dos grupos trabalhou sobre um dos eixos e contextualizou propostas, as quais foram deliberadas pela plenária final.
Foram eleitos delegados para participar da XII Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada em Porto Alegre nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2017:
Representante governamental: titular Franciele de Quadros Colombeli e suplente Giovana Mara Marengo Pegoraro.
Representante de usuários: titular Marivane De Ré Ogliari e suplente Eliani Carvalho da Silva
O COMAS e a SMAS agradecem a participação e o compromisso de todos que se envolveram para o sucesso da Conferência. Agradecem em especial os conselheiros do COMAS, a equipe da SMAS, a Administração Pública Municipal, as demais Secretarias Municipais e suas equipes de trabalho, as entidades e demais autoridades do município, a prefeitura de Cruzaltense que cedeu sua assistente social para colaborar com o evento, e principalmente os usuários da Política de Assistência Social, os quais são o objetivo primeiro de toda e qualquer ação em Assistência Social.