Primeiras castrações do Programa Amigo Pet iniciaram em Jacutinga

As ações do projeto de castração de animais, lançado no ano de 2019, já começaram em Jacutinga. O encaminhamento para o procedimento de castração foi realizada na última semana através da Secretaria de Saúde do município.

 Este foi o primeiro grupo a ser contemplado com o beneficio da castração, onde o Projeto continua e serão realizadas novas castrações aos interessados que se inscreveram na Secretaria Municipal de Saúde.

O programa AMIGO PET foi instituído pelo Município de Jacutinga, em colaboração com o Conselho do Bem Estar Animal, a fim de implantar ações de saúde pública voltadas ao controle de zoonoses, castração de animais de rua sob os cuidados de superpopulação.

Com a primeira Capacitação realizada, os moradores do município de Jacutinga, que se inscreveram no programa, já estão realizando as castrações de seus animais, buscandocontrolar a reprodução descontrolada de cães e gatos, sejam eles abandonados ou domésticos, sendo um dos principais desafios para qualquer município com o mínimo de respeito pelos direitos dos animais. Essa tarefa requer planejamento, conhecimento e, acima de tudo, boa vontade.

Para a presidente do Conselho do Bem Estar Animal, Roberta Oliveira é iminente a necessidade de controlar a reprodução desses animais, evitando assim que muitos deles sejam vítimas de abandono e maus tratos, outro grande desafio é conscientização, pois além ser uma iniciativa que beneficia a população em muitos aspectos, garantindo harmonia e bem estar, essas medidas trazem um alerta, pois a pratica cruel do abandono e maus tratos de animais esta tipificado com crime.

Enfatiza a Secretária Valdirene: “Com a castração a cidade terá menos abandono e menos transmissão de doenças, tanto de um animal para outro, quanto as zoonoses transmitidas de animais para pessoas. A castração é de suma importância para controlar a natalidade dos animais e para administrar a saúde pública com menor custo e maior eficiência,”

Com o Programa Amigo Pet Administração Municipal intenta reduzir o quantitativo de animais abandonados, realizar ações de caráter educativo que promovam os cuidados com estes animais, sensibilizando a comunidade para que contribuam no controle futuro desta população, promover a adoção e tutela responsável dos animais e melhorar a saúde pública em nosso Município.

O Prefeito Municipal Beto Bordin destaca que essa é uma iniciativa e um antigo anseio da comunidade, que busca atender a uma demanda expressiva da população que tem por objetivo aprimorar os cuidados e responsabilidades para com os animais. Bordin reforça ainda que esta é uma responsabilidade do poder público, onde através de diversas ações busca estimular e articular meios para proteger os animais de estimação e valorizar aqueles que tem apreço a causa do bem estar animal, lembrando que cuidando dos animais domésticos previne-se doenças. “Esta foi uma grande conquista, que demandou esforços mútuos, visitas do Executivo a Deputados Estaduais e Federais em busca de recursos, muitas conversas enfim, valeu a pena e que a população possa colher os frutos deste belo trabalho da Administração Municipal, Conselho de Bem Estar Animal e demais colaboradores”, finaliza o Prefeito.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: