Visando obter o reconhecimento por parte do Governo Federal e Estadual devido aos prejuízos registrados em consequência das fortes chuvas e ventos no estado, os prefeitos gaúchos dialogaram com os Ministros da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social no evento organizado pela FAMURS.
O Prefeito Beto Bordin acompanhado do Coordenador da Defasa Civil Municipal Jair Strapasson, estiveram na última segunda-feira (12) na Capital do Estado acompanhados também dos prefeitos dos municípios gaúchos afetados pelos temporais dos últimos dias, em reunião com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, o Ministro do MDSA Osmar Terra do Ministério e o Vice do Governador Cairoli.
Estiveram presentes vários prefeitos da região do Alto Uruguai e o Prefeito de Jacutinga Beto Bordin que preside a AMAU destacou que o encontro foi importante e que vários prefeitos tiveram a oportunidade de expor as situações a qual se encontram.
Barbalho demonstrou que o Governo Federal tem monitorado a situação das cidades do Rio Grande do Sul afetadas pela chuva. Porém, evitou fazer qualquer promessa. “Nós não viemos aqui fazer anúncio de números”, explicou. O ministro alegou que os técnicos da Integração Nacional ainda quantificam os prejuízos das cidades gaúchas.
O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou que o “presidente [Michel Temer] quer dar uma atenção especial ao Estado”. De acordo com o dirigente, a União vai facilitar a liberação do pagamento do Bolsa Família para as famílias que vivem nos municípios que tiverem a situação de emergência homologada.
A senadora Ana Amélia Lemos reafirmou o apoio aos municípios gaúchos. “Vocês, prefeitos e prefeitas, podem contar com a bancada gaúcha”, reiterou. Também participaram do encontro o vice-governador José Paulo Cairoli, o coordenador em exercício da bancada gaúcha, Carlos Gomes e o senador Lasier Martins, além de parlamentares e autoridades do executivo federal e estadual.
Beto Bordin acredita que haverá bom senso da Defesa Civil para que ajude os municípios com recursos seja via Estadual ou Federal, para que se consiga reparar os prejuízos, danos nas estradas, realocar as pessoas que tiveram suas casas tomadas pelas enxurradas em uma casa nova em um local seguro, recursos para que seja melhorada a infraestrutura rural e urbana pois as mesmas estão necessitando de reparos após as chuvas, na infra estrutura publica e nas propriedades rurais. Beto também fala do alto valor que terá de ser investidos na recuperação de pontes, pontilhões e boeiros que terão de ser refeitos e gerarão um alto custo ao município, por isso acha que o Governo do Estado dará uma atenção especial aos municípios afetados. Também propôs aos parlamentares federais e ao secretário estadual da agricultura que haja um movimento no sentido de não permitir o contingenciamento dos recursos oriundos de emendas parlamentares para os municípios que decretaram situação de emergência.
O Prefeito Beto Bordin também esteve na Secretaria Estadual da Agricultura juntamente com o Coordenador da Defesa Civil Municipal Jair Strapasson, onde estiveram reunidos com Assessor do Secretário Ernani Polo, e entregaram um documento reiterando um pedido para que o município seja integrado e beneficiado com veículos e equipamentos no programa Dissemina que é o programa de inseminação artificial, também solicitou a integração em outros programas da Secretaria Estadual de Agricultura. Também estiveram no DNIT para tratar de assuntos de interesse do município, bem como na Secretaria de Planejamento para tratar da consulta popular entre outras agendas que foram cumpridas na capital do estado.