Devido às sucessivas estiagens que aconteceram nos últimos anos, o governo do Estado através da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo) desenvolveu um programa chamado “Irrigando a Agricultura Familiar”, afim de criar alternativas para os agricultores familiares poderem captar água em suas propriedades incentivando a piscicultura, culturas irrigadas e demais usos múltiplos da água.
A adesão do município de Jacutinga ao programa está beneficiando dez propriedades e está sendo executado através do convênio com a SDR, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e EMATER. A EMATER Municipal está participando com a realização dos projetos técnicos e licenciamento, além do acompanhamento da realização do serviço.
Os trabalhos iniciaram na terça-feira passada (11/02) com as máquinas do governo do Estado (retroescavadeira hidráulica e trator de esteira), onde a contrapartida do município se dá com o fornecimento do combustível e os agricultores participam com a estadia dos operadores.
Segundo a Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Clarice Coghetto, além do uso dos açudes para irrigação, é importante também o incentivo aos agricultores para a produção de peixes no município, com intuito de abrir um novo mercado alternativo, visando uma melhor qualidade alimentar. Levando em consideração a validade nutricional do pescado, poderemos incluir este e seus derivados na nossa alimentação diária, além de ser uma alternativa como produto oriundo da agricultura familiar nos Programas de Aquisição de Alimentos e Alimentação Escolar (PAA E PNAE).
O Prefeito Municipal, Gelsi Luiz Lodéa, pensando no desenvolvimento dos agricultores beneficiados do programa está trabalhando na elaboração de um projeto de incentivo a piscicultura nesses produtores, com fornecimento de alevinos e orientação sobre produção e manejo dos mesmos.
A parceria entre a Administração Municipal e Governo do estado, através de programas como este, tem como finalidade o desenvolvimento da pequena propriedade, melhorando a qualidade de vida do agricultor familiar.