Aliar a tecnologia na solução de problemas de saúde é o intuito do governo municipal para os próximos anos.
Os agentes comunitários de saúde de Jacutinga receberam uma qualificação visando preparar estes profissionais de saúde para qualificar ainda mais o atendimento da comunidade de Jacutinga.
O prefeito Beto Bordin e o vice Ricardo acompanharam parte da qualificação onde os agentes de saúde que passaram a contar com um tablet cada um estarão a partir desse momento fazendo a visita as famílias de Jacutinga com este equipamento eletrônico nas mãos, cada família tem todas as informações referente a composição familiar, as doenças que cada membro da família poderá ter bem como informações do ponto de vista sócio econômico integram esta plataforma do ESUS.
A Secretária Municipal de Saúde (SMS), buscou parceria com o Ministério da Saúde através do Programa Informatiza SUS, o que aportou no município, um incentivo de mais de R$ 60 mil reais, entre os anos de 2020 e 2021. Esse valor extra, recebido através do programa, possibilitou a equipe técnica da SMS de Jacutinga, elaborar e executar investimento na Unidade de Saúde (UBS), os recursos foram destinados na reestruturação do sistema de lógica (cabeamento e equipamentos de rede), e substituições de computadores.
O Prefeito Beto Bordin destacou os avanços que vem acontecendo no atendimento das pessoas no município de Jacutinga e afirmou ser imperativo não somente qualificar os profissionais que atuam no atendimento do público mas também de dispor cada vez mais informações que possam subsidiar os profissionais de saúde no atendimento do cidadão pois com as informações antecipadas nas mãos de médicos, enfermeiras e outros, as possibilidades de cura ou de orientação avançam muito.
“Todo esse esforço empreendido no final do ano de 2020, possibilitou o município estar conectado “24 horas” com o Ministério da Saúde, para envio de informações, consequentemente além de facilitar a gestão de informação pela secretária houve aumento significativo de repasses federais para o município” destacou o Prefeito Beto Bordin.
De acordo com a Secretária de Saúde, Valdirene Foletto, todo esse investimento é um ganho para toda a equipe. Segundo ela, os dispositivos chegam para somar e qualificar o trabalho já realizado pelas equipes. “Foram investidos mais de R$ 30 mil reais, em equipamentos na UBS, melhorando as condições de serviços, e para concluir essa primeira etapa de investimentos entregamos essa semana tablet´s para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com o apoio dos tablet´s os ACS poderão cadastrar e atualizar informações diretamente dos tablet´s no sistema e-SUS AB”, lembrou a secretária.
A Secretária de Saúde Valdirene Foletto destaca ainda a importância de contar com os profissionais motivados e preparados para no dia a dia cumprir este papel, principalmente por vivermos este momento de pandemia mundial devido ao corona vírus e também anualmente o combate que é feito a questão da dengue onde os agentes de saúde auxiliam também os agentes de endemia na identificação de focos e na orientação das famílias.
O Vice Prefeito Ricardo afirmou que são estas as ações que por vezes vão ajudar a salvar vidas pois com as informações na mão não é necessário o profissional voltar a unidade de saúde, repassar informações sobre medicamentos, sobre consultas médicas, sobre quais tipos de doença ou ate mesmo datas de retiradas dos medicamentos o cidadão em sua casa precisa saber, por isso é importante casa vez mais em todas as áreas, afirmou ainda que na administração municipal muitos equipamentos também foram adquiridos para qualificar o serviço, para ter um serviço cada vez mais ágil da administração municipal e esse é um compromisso da atual administração de oferecer um serviço de qualidade ao nosso cidadão.