Jacutinga promoveu um importante encontro com Prefeitos Municipais do Alto Uruguai, juntamente com o Escritório Regional da EMATER Erechim e Escritório Municipal da EMATER, AMAU, SUTRAF, Membros do Conselho Municipal da Agricultura, Associação Comercial – ACIPS, além de produtores de leite da região e demais lideranças. O presente evento teve como principal objetivo reunir as Entidades Regionais ligadas ao setor primário do Alto Uruguai Gaúcho para debater a problemática econômica e social provocada na região por ocasião da deflagração da 7ª Operação Leite Compen$ado, comandada pelo Ministério Público.
Entrou em pauta a situação dos agricultores atingidos pela crise no fornecimento de leite, motivado pelo fechamento de plataformas pelo Ministério Público, bem como o reflexo na produtividade, escoamento e garantia de entrega futura pelos produtores atingidos, e também o reflexo que atingiu o comércio em geral.
Da mesma forma, tratou-se da ocorrência da perda de retorno do ICMS aos municípios diretamente atingidos pelo fechamento das plataformas, em especial o Município de Jacutinga, que teve uma perda considerável que varia em torno de 15% no retorno de seu ICMS, segundo informações da Secretaria da Fazenda, fornecida pelo Secretário e Vice-Prefeito Roque C. Tortelli. Também restou tratado acerca da diminuição do preço pago ao agricultor por litro de leite.
Por fim foram efetuados vários questionamentos e encaminhamentos a fim de solucionar as questões que estão afetando a produção leiteira no Alto Uruguai, como a maior união dos produtores leiteiros, além da busca por recursos junto ao Governo Estadual e Federal pelos administradores. Ainda restou decidido que a cadeia leiteira deve ser unificada, conjunta e não individual e buscar uma renegociação de dívidas aos produtores atingidos ou criação de linha especial de crédito.
Da Assembleia foi elaborado um importante documento, que será entregue às autoridades competentes, objetivando soluções para o problema em foco.