Na semana passada foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Jacutinga o Seminário de Integração do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a participação das professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Darvile DallÓglio, Escola Municipal de Educação Infantil Arco-íris e Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão Hirch.
Segundo a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Clarice Pezzini, o Pacto rendeu muitos frutos entre eles o amor pela leitura, pela escola, o desafio em criar diariamente aulas dinâmicas, que despertem nos alunos a curiosidade a criatividade e consequentemente um ensino de qualidade. “Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de ensino está subjacente à sua prática”, enfatizou Pezzini.
Durante o evento foi apresentado alguns trabalhos desenvolvidos pelos professores onde mencionaram as ideias defendidas pela autora e professora Magda Soares que diz; “Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado”.
O Pacto
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estados, Municípios e Entidades para afirmar o compromisso de alfabetizar crianças até 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.
No Brasil muitas crianças tem concluído sua escolarização sem estar plenamente alfabetizada, assim, o Pacto surge para garantir o direito de alfabetização plena a meninas e meninos, até o 3º ano do ciclo de alfabetização. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.