O bicentenário de Anita Garibaldi, celebrado neste ano, será lembrado em Jacutinga com a exposição “Caminhos de Anita”, de 06 a 15 de setembro, na Câmara de Vereadores das 7h 30min às 11h e 30min e das 13h às 17h. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Jacutinga, através da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto, em parceria com o Instituto Anita Garibaldi do Rio Grande do Sul tem por objetivo levar mais cultura a população jacutinguense.
Além da exposição, no dia 15 de setembro, às 14 horas, acontece o lançamento do livro “Anita 200 Anos”, da escritora Elma Sant’Ana na Câmara de Vereadores.
Nesta sexta-feira (08) o Prefeito Beto Bordin, os Vereadores Binho Tortelli, Debora Ogliari, o Secretário de Educação Ronaldo Bordin juntamente com os servidores da Prefeitura e da Câmara de Vereadores visitaram a exposição.
As atividades estão ocorrendo respeitando as medidas sanitárias de prevenção e combate ao coronavírus.
Anita Garibaldi
Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi (Laguna, atual localidade de Morrinhos em Tubarão, 30 de agosto de 1821 – Ravena, 4 de agosto de 1849) foi uma revolucionária, conhecida por seu envolvimento direto na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália, junto com o revolucionário e marido Giuseppe Garibaldi. Por esse motivo, é conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”.