Executivo reúne-se com agricultores do projeto de irrigação

O prefeito Gelsi Lodéa esteve reunido com os quatro agricultores que aderiram ao Programa Irrigando a Agricultura Familiar da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), na quarta-feira (7). O município realizou um convênio com a SDR para viabilizar a implementação do programa nas propriedades rurais locais.

Passado os processos burocráticos do convênio, agora em faze de execução, os agricultores foram acompanhados da secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Clarice Coghetto e dos técnicos da Emater, que são os responsáveis pela instalação do sistema de irrigação, fazer uma visita a uma propriedade rural do município de Quatro Irmãos. Após a visita o grupo se reuniu para tratar dos detalhes da execução.

Para o agricultor Gilmar Balen essa é uma conquista que trará muitos benefícios para a propriedade, onde deverá aumentar a produção. Segundo ele, nos dias de hoje é necessário usar as tecnologias para produzir mais e com qualidade.

Programa Irrigando a Agricultura Familiar

A deficiência hídrica no Estado ocorre principalmente nos meses de dezembro a março, justamente nos meses de intensa produção agropecuária, enquanto os excedentes ocorrem nos meses de maio a outubro, quando se demanda pouca água para irrigação. Logo, faz-se necessário armazenar a água das chuvas em abundância no inverno para que seja utilizada nos meses em que ocorre déficit hídrico. Com a prática da irrigação, a produção agropecuária pode dobrar ou triplicar, compensando os custos dos investimentos.

Nesse sentido, o Programa Irrigando a Agricultura Familiar, com subsídios de até 80% dos custos da implantação de microaçudes, cisternas e/ou sistemas de irrigação. Também proporcionará a capacitação de técnicos e de agricultores, usuários da água, para que possam buscar formas e alternativas adequadas de captação, armazenagem e usos múltiplos da água.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: