Jacutinga recebeu na ultima sexta-feira (22), a demonstração de uma tecnologia que estará presente no Agro brevemente. A Prefeitura de Jacutinga por meio da Secretaria de Agricultura em parceria com a EMATER, proporcionou aos interessados, uma tarde de conhecimento, a empresa Agroplan realizou a demonstração de um trabalho de pulverização por meio de drones, estiveram na comunidade da Linha Gasparetto realizando um vôo de exibição e tirando dúvidas dos presentes.
Fizeram-se presentes o Prefeito Beto Bordin, o Vice-Prefeito Ricardo Menegaz, o Secretário de Agricultura Darci José de Ré, o Gerente Regional Adjunto da EMATER Cezar da Rosa juntamente com a equipe técnica.
Além de apresentar a tecnologia inovadora, foi destacado o potencial econômico, tecnológico e produtivo do município.
Lucas destacou que a tecnologia é muito importante para redução de custos e eficiência na pulverização. Destacou ainda que este tipo de drone, tem capacidade de 20 litros de pulverizante. E que cobre uma área aproximada de dois hectares em oito minutos, explicou.
O empresário também citou as vantagens do uso de drones. Conforme ele, o alcance do drone é maior, “chegando a locais como montanhas e rios de difícil cobertura, além de evitar o contato direto do produtor com o veneno”, salientou.
Para o Prefeito Beto Bordin, este tipo de evento reforça ainda mais o interesse que a Administração Municipal tem, em investir no município. Lembrou ainda que o município vem criando e buscando programas que visem atender as necessidades dos agricultores, bem como a ampliação de sua renda.
Já o Vice-Prefeito Ricardo Menegaz destaca que a tecnologia apresentada, é de relevância extrema para todos os produtores rurais, pois tende a diminuir o contato humano com agrotóxicos. Destacou também que a missão da Administração é cada vez mais buscar tecnologias, alternativas ou programas para que o agronegócio fomente cada vez mais o município, gerando empregos e agregando valor à produção local. Jacutinga vive um momento de expansão, finalizou.
O Secretário de Agricultura Darci José de Ré ressaltou que o trabalho dos agricultores vem transformando Jacutinga, pois o agronegócio representa uma grande parte da nossa economia.
O Gerente Regional Adjunto da EMATER Cezar da Rosa destaca que o objetivo do momento é fazer com que os produtores da região, conheçam as tecnologias que já estão muito presentes em nosso dia-a-dia. Estas tecnologias estarão presentes e acessíveis para todos os tipos de produtores, e o objetivo da EMATER e da Prefeitura de Jacutinga é propiciar o encontro destas tecnologias com os agricultores, finalizou.