– Na última semana, o Prefeito Municipal Beto Bordin cumpriu uma agenda em Porto Alegre, onde realizou uma série de compromissos estratégicos. Inicialmente, participou de uma reunião com a direção da FAMURS, liderada pelo Presidente Marcelo Arruda, os vice-presidentes e diretores executivos, abordando diversos temas de grande relevância. Um dos principais focos foi a queda do ICMS nos municípios, buscando soluções e estabelecendo um diálogo contínuo com os Governos Estadual e Federal para a recomposição desse imposto. Também será solicitada a prorrogação das dívidas dos produtores rurais e medidas urgentes para enfrentar questões como precatórios e previdência, especialmente diante dos desastres climáticos e ambientais que afetam o Estado. Haverá uma mobilização dos Prefeitos Gaúchos solicitando maior celeridade quanto aos temas ligados aos desastres climáticos e naturais que afetam o Estado.
Além disso, o Prefeito discutiu com o Deputado Federal Afonso Hamm e o Presidente da Assembléia Legislativa, Adolfo Brito, a organização de um evento para promover um debate entre prefeitos, com o objetivo de sensibilizar os governos federal e estadual para a adoção de medidas eficazes, não apenas paliativas. Destacou-se o projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores, que visa criar uma política permanente de atenção a desastres naturais, humanos, climáticos e ambientais.
Outro ponto crucial das discussões foi a necessidade de repasse de recursos, incluindo a atenção ao trecho urbano da ERS 211 junto ao DAER, bem como a liberação de recursos para saúde, especialmente para o Hospital São Judas Tadeu (HPPs), e para o Pavimenta, projeto de asfaltamento que conecta até o Eco Parque da Usina.
Essa agenda intensiva demonstra o compromisso em buscar soluções práticas e colaborativas para os desafios enfrentados pelas gestões municipais, visando o bem-estar e desenvolvimento sustentável da comunidade.