Na última quarta-feira (6) aconteceu a 3° reunião do Conselho do Bem Estar Animal, oportunidade em que foi definida a primeira ação prática do Conselho a “1° CÃOmatiada”, que acontecerá no próximo domingo dia 10 às 15h, na Praça da Matriz.
Nesta atividade será criado um cadastro de voluntários e serão esclarecidas dúvidas em relação ao bem estar animal e sobre atuação do Conselho no município.
O objetivo é conscientizar que a presença de animais de rua é questão de saúde pública, por tanto um problema de todos. Dezenas de zoonoses podem ser transmitidas e potencializadas através desses animais que não recebem tratamento e prevenção.
O Conselho não atuará com ONG, o objetivo é desenvolver junto a comunidade soluções para diversos problemas relacionados ao bem estar animal , salientar que maus tratos é crime, e está previsto na Lei Federal n° 9.605/98, buscar recursos financeiros, criar, executar programas de adoção responsável e ações de controle populacional e de zoonoses, analisar e propor diretrizes que conscientizem a população sobre a importância da posse responsável e da proteção aos animais.
Buscando apoio colaborativo e financeiro, o Conselho se reuniu no último domingo (3), com o Deputado Federal Cajar Nardes, defensor da causa animal, com intuito de expor a situação do município e angariar recursos para que possamos colocar em prática algumas ações imediatas.