Na terça-feira, dia 12, nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social e Assuntos da Família de Jacutinga, um grande público se fez presente na 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa que ocorreu durante a manhã e tarde. O evento teve a intenção de propor ações seguindo a temática do evento que foi “O Desafio de Envelhecer no Séc. XXI e o Papel das Políticas Públicas”.
A Conferência foi promovida pelo Município de Jacutinga, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Participaram do encontro o Prefeito Beto Bordin, a Vice-Prefeita Salete Luft, Secretários Municipais, Conselheiros Municipais, representantes de entidades que atuam junto à pessoa idosa, entre elas, Lar dos Idosos Santo Antônio, CRAS, Hospital São Judas Tadeu, UBS e também pessoas da comunidade.
O Prefeito Beto Bordin, avaliou a conferência como de extrema importância para discutir políticas públicas e propor ações que visem contemplar e valorizar a pessoa idosa, destacou também a importância da participação das lideranças e pessoas que atuam nos serviços de atendimento ao idoso para que se possa ampliar o atendimento e atenção nesta área “Temos que valorizar as pessoas, valorizar quem muito fez e ainda faz para nossa sociedade, em especial aos idosos, pois valorizar o idoso é valorizar a vida, e nosso objetivo como Governo Municipal é buscar parcerias e investir recursos para que todos possam ter uma melhor qualidade de vida”.
Durante o evento o palestrante Luiz Roberto Moller que possui uma vasta experiência na área social apresentou dados importantes e realizou a capacitação dos conselheiros do Conselho Municipal do Idoso repassando informações sobre legislação, direitos e deveres e toda a articulação necessária para que a comunidade possa atender os direitos da pessoa idosa, Moller parabenizou a Administração Municipal pelas iniciativas que tem na área da pessoa idosa, em especial destacou a adesão do município ao projeto Brasil Amigo da Pessoa Idosa.
A Vice-Prefeita Salete Luft parabenizou a todos pelo evento e ressaltou que foi um dia importante, onde através da democracia, as pessoas puderam explanar as necessidades e anseios das pessoas idosas, e dessa forma tomarmos providencias e executarmos ações necessárias para darmos mais qualidade de vida a essas pessoas que são tão importantes para todos nós.
O evento contou com 2 momentos, na parte da manhã foi realizada a capacitação dos conselheiros e na parte da tarde a Conferência propiciou também a participação da comunidade que alem de conhecer ainda mais sobre a importância do tema “O Desafio de Envelhecer no Séc. XXI e o Papel das Políticas Públicas” também puderam contribuir com sugestões.
A Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Inês Garcia, agradeceu a participação expressiva da comunidade e aos que colaboraram com o evento e para que as propostas fossem mais diversificadas. Conclamou a todos para que colaborem com o Conselho e que se possa através do resultado desta Conferência avançar ainda mais e valorizar a pessoa idosa em Jacutinga.