A partir do Decreto Municipal nº 4010 de 17 de março de 2020, criou-se na tarde de 18 de março de 2020 o Comitê Municipal de Atenção e Combate ao COVID-19 (Coronavírus), a fim de avaliar, discutir e apontar ações, estratégias de prevenção, bem como auxiliar no controle e condução nos possíveis casos suspeitos sobre o novo coronavírus.
01 – Recomenda que a Secretaria da Saúde verifique os estoques dos medicamentos da Atenção Básica, em especial os relativos a assistência do Coronavírus (analgésicos);
02 – Recomenda que verifiquem os estoques de máscaras descartáveis e álcool gel, insumos recomendados para uma situação pandêmica;
03- Orienta que as prescrições médicas de medicamentos de uso contínuo sejam alongadas, para evitar a circulação de pessoas nas unidades de saúde, observando, é claro, os estoques de cada município;
04 – Os atendimentos tanto na Unidade Básica quanto no Hospital São Judas Tadeu deverão utilizar, sempre que possível os protocolos de Urgência e Emergência, preconizando sempre o baixo fluxo de pacientes nestes dois locais, orienta que se reduza ao máximo a circulação e aglomeração de pessoas, para evitar a transmissão do COVID-19.
05 – Orienta que a Vigilância Sanitária do Município intensifiquem a fiscalização enquanto a obediência do decreto municipal nº 4013.
06 – Proibir o acumulo de pessoas em ambientes como bares, reuniões e encontros.
07 – Disponibilizar para a população um telefone 24 horas para possíveis denuncias e esclarecimento de duvidas pela população em geral.
O Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus será coordenado pela Secretária Municipal de Saúde de Jacutinga: Valdirene Foletto.
Ratificam-se e convalidam-se as orientações e ações do Comitê Regional de Combate ao Coronavírus.
Valdirene Foletto
Presidente do Comitê de Atenção ao Coronavírus