Na última semana os professores da rede municipal de educação participaram de uma capacitação com o objetivo de estimular o empreendedorismo nos jovens. Foi a primeira atividade do Programa Aprender a Empreender.
JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um projeto de educação empreendedora que visa trabalhar a cultura empreendedora na base, sua forma de trabalho é na formação dos professores através de um repasse metodológico, e posteriormente o trabalho com os alunos visando que ele conheça e vivencie os comportamentos empreendedores, para que desta forma ele possa assimilar e internalizar esses comportamentos. Este projeto tem como base trabalhar um plano de negócio com tema adequado para cada série tendo em vista o trabalho conjunto colaborativo. Inicialmente destinado aos alunos da rede municipal de ensino. O projeto esta sendo desenvolvido em parceria com ao SEBRAE.
Para a Professora Zelir Martinelli Carus, “O curso do JEPP foi muito bom e com uma metodologia excelente, pois entendemos o que é trabalhar em equipe e sermos bons empreendedores, levando o nosso estudante a ter uma visão mais ampla sobre como ser um bom empreendedor. Que nem sempre é fácil, pois devemos ter muita informação, se manter atualizados, fazer um bom planejamento estabelecendo metas, avaliar e analisar o que será necessário. Assumir desafios, ter coragem, ter um bom comprometimento e persistir sempre não desistindo no primeiro obstáculo, esforçando-se e conquistar o que deseja alcançar, visando os interesses sociais interagindo com a comunidade e com ações favoráveis ao desenvolvimento social e econômico sustentável”.
Para a Professora Prescila Nadal “O JEPP foi um desafio para todos nesses 3 dias, e é claro que como todo desafio, nos trouxe medo, insegurança. O legal do curso foram as práticas e troca de idéias com os colegas, até mesmo os momentos que podemos descontrair na produção das oficinas de cada apostila, o material em si, muito prático. Saímos do curso com várias idéias que podem ser úteis para a escola e sociedade, pensando a longo prazo é claro, idéias estas que visam a sustentabilidade e o social que são tão importantes para o desenvolvimento de nossa cidade”.
Para o Professor e Vereador Ronaldo Bordin, “Acho que o curso veio em boa hora, visto que há uma necessidade de criação de novos negócios, emprego e renda em nosso município e essa é a grande preocupação da administração assim como de toda a sociedade. Gostei muito do curso para posterior aplicação com os alunos para que eles possam a partir do curso ter um direcionamento profissional, ou pelo menos ter conhecimento sobre ser empreendedor do seu próprio negócio. Parabéns à administração pelo empenho em trazer este curso para Jacutinga e parabéns ao Sebrae e ao professor Douglas por serem os promotores deste curso aos professores. Gostei tbm da metodologia utilizada pois ultrapassou a teoria e utilizou-se da prática pra explicar o processo. Parabéns a todos”.
E para a Professora e Secretária de Educação Cleonice Centofante, “Ensinar empreendedorismo desde cedo acende nas crianças e adolescentes uma mentalidade empreendedora que faz com que eles comecem a pensar e agir como empreendedores em todos os aspectos de suas vidas. Eles passam a se comunicar melhor, a persistir na dificuldade e se tornar mais flexíveis e adaptáveis para enfrentar obstáculos, resultando em maiores chances de se tornarem bem sucedidos em suas futuras carreiras. A parceria com o Sebrae veio enriquecer ainda mais nossos conhecimentos acerca do assunto e satisfazer as exigências da sociedade no mundo atual”.