A Secretaria municipal de Saúde de Jacutinga iniciou a Campanha de Vacinação. A vacina esta disponível na Unidade Básica de Saúde. A equipe também elaborou um cronograma especifico de vacinação nas comunidades do interior e para grupos de risco.
O Ministério da Saúde, em conjunto com os estados e municípios, realiza a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mobilização começou no dia 23 de abril e seguirá até 1º de junho, sendo sábado (12 de maio), o dia de mobilização nacional. Ao todo, deverão receber a vacina 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. Em Jacutinga estima-se que mais de 1500 pessoas irão receber a vacina.
O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes públicas e privadas, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
O Ministério da Saúde alerta para que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar gripe e seus possíveis agravamentos. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção.
A Secretária de Saúde Valdirene Foletto enfatiza que a vacina precisa ser tomada todos os anos, já que os subtipos dos vírus variam ano a ano. A vacina do tipo trivalente é eficaz e garante imunidade contra H!N!, H3N2, bem como um dos tipos da Influenza B.
Nesta quarta-feira (25) o Prefeito Municipal Beto Bordin acompanhou a vacinação no Posto de Saúde do município e junto ao grupo da 3ª Idade Alegria de Viver que durante o encontro semanal receberam a vacina. Bordin destaca que está se iniciando mais uma campanha contra a gripe e o nosso objetivo não é apenas alcançar a meta de 90% de cada grupo, mas sim reduzir qualquer possibilidade da doença, que levam à hospitalização e aumentam o risco de morte, e quem precisar fazer a vacina em casa pode solicitar junto ao Posto de Saúde local.