A Nutricionista Aline H. Baruffi Batistoni, realiza avaliação do estado nutricional dos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Darvile Dall’Oglio, Barão Hirsch e Educação Infantil Arco- Íris, a nutricionista afirma que a definição do estado nutricional é de grande importância na avaliação e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, por constituir-se como um indicador essencial da condição de saúde e da qualidade de vida, possibilitando uma intervenção adequada de forma a auxiliar na recuperação ou manutenção do estado de saúde do escolar.
A prevalência mundial da obesidade infantil vem apresentando um rápido aumento nas últimas décadas, este fato é bastante preocupante, pois a associação da obesidade com alterações metabólicas, como a dislipidemia, a hipertensão e a intolerância à glicose, considerados fatores de riscos para o diabetes melitus tipo 2 e as doenças cardiovasculares, eram mais evidentes em adultos; no entanto, hoje já podem ser observadas na faixa etária mais jovem.
No Brasil, tem sido detectada a progressão da transição nutricional, caracterizada pela redução na prevalência dos déficits nutricionais e ocorrência mais expressiva de sobrepeso e obesidade.
A obesidade na infância e na adolescência tende a continuar na vida adulta se não for adequadamente controlada, levando ao aumento da morbimortalidade e consequentemente à diminuição da expectativa de vida. Desta forma, a detecção precoce de crianças com maior risco para o desenvolvimento da obesidade, junto com medidas para controlar este problema, faz com que o prognóstico seja mais favorável a longo prazo.
Para avaliação foram aferidas a altura, o peso e calculado o IMC (kg/m2) (Índice De Massa Corporal) pela idade, segundo as curvas da OMS (Organização Mundial da Saúde) pelo Percentil.
Dos escolares avaliados 62% (n:156) apresentaram –se em Eutrofia (Estado Nutricional Adequado) ,17% (n:42) em Sobrepeso,20% (n: 51) em Obesidade e 1% (n: 3) Baixo peso.
Visando a recuperação do estado nutricional, adoção de hábitos saudáveis, a prevenção de complicações futuras será realizado atendimento individualizado e atividades de educação nutricional.