Nesta quarta-feira, dia 14, iniciaram as entregas dos alimentos do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, que visa incentivar a agricultura familiar com a venda dos alimentos e de outro lado, beneficia as famílias com maior situação de vulnerabilidade e também as entidades do município.
A Coordenadora do PAA no município Emanuela Lodea, falou da importância do programa que visa incentivar tanto os produtores rurais, que garantem uma renda todo mês com a venda dos produtos e também levando alimentos de qualidade e fresquinhos para as quatro escolas do município, ao hospital, ao lar do idoso e ao Cras, que distribui para as famílias.
A Secretária de Assistência Social e Assuntos da Família, Joice Baldissera, ressaltou a importância do programa que vem para auxiliar até 80 famílias de forma intercalada que buscam esses alimentos principalmente pelo fato da pandemia ter afetado em muito a renda destas pessoas, e colocou a secretaria a disposição para ajudar no que for possível.
O vice-prefeito Ricardo Menegaz enfatizou a importância de incentivar as agroindústrias e a agricultura familiar, possibilitando alternativas de renda para que também os jovens possam dar continuidade e permanecer no campo.
O Prefeito Beto Bordin mencionou sobre a viagem a Porto Alegre, onde através de muitos contatos foi em busca de mais auxílio para o PAA, para poder beneficiar mais famílias. Falou ainda sobre o trabalho da administração em busca de cursos profissionalizantes para que as pessoas tenham a oportunidade de aprender, abrindo portas para o ambiente de trabalho. Ao concluir, o Prefeito afirmou que o PAA além de oportunizar aos que mais precisam contar com alimentos neste momento de pandemia, também valoriza a agricultura familiar local.
O Programa está disponível para somente 35 municípios do estado, e para Jacutinga foi propiciado 70 mil reais, resultado de muito trabalho da administração municipal, valor este que gira no comércio, o que leva a um crescimento na economia local.