Prefeitura de Jacutinga realiza a 3ª Feira Rosa da Saúde

Na quarta-feira (27/10), foi realizada na praça matriz de Jacutinga/RS a 3ª Feira Rosa da Saúde, em alusão a Campanha Outubro Rosa. O qual é um movimento internacional de conscientização da prevenção do câncer de mama. O intuito da Campanha é compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero, a fim de contribuir para a redução de mortalidade pela doença. 

Em Jacutinga o evento foi promovido pelo programa Atentai em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Emater. O Atentai é um programa municipal desenvolvido com o intuito de promover saúde física e mental, e prevenir o adoecimento da população de Jacutinga. As campanhas de prevenção como o Outubro Rosa são promovidas pelo programa. No presente evento, buscou-se além de falar sobre a prevenção do câncer de mama, mas principalmente promover um momento de lazer e descontração para a comunidade e principalmente as mulheres do município.

   O evento promoveu orientações sobre o autoexame, aferição de pressão e exames rápidos e outras dicas de saúde. O estande do Programa Atentai, organizado pela nutricionista do programa, trouxe receitas e degustação de produtos para uma alimentação saudável, dicas e cuidados com saúde física e mental. Também foi oferecido práticas integrativas, ressaltando o olhar para outras alternativas de cuidado para além da medicação, como a técnica de Auriculoterapia e massagem relaxante. Também estiveram exposições de mulheres empreendedoras de Jacutinga: Agroindústrias locais, produtos da horta municipal, serviços de cuidado e beleza, produtos campeiros e artesanatos produzidos pelo Grupo da Terceira Idade. Também houve exposição e orientações sobre o cuidado e cultivo de orquídeas.

O evento foi animado com muita música e alegria, uma das atrações foi a apresentação do Grupo de Câmbio (CRAS) e do grupo de Alongamento e Fortalecimento (Atentai) com exercícios e danças coreográficas, o intuito foi demonstrar as atividades desenvolvidas nos grupos, convidando e incentivando os visitantes da feira a participar e realizar atividades físicas no cuidado com sua saúde.

Aqueles que prestigiaram o evento receberam uma lembrança em alusão a campanha. Também foi oferecido um lanche saudável a todos os participantes, ressaltando os cuidados na alimentação. Os convidados puderam registrar o momento  com suas pessoas queridas, na cabine de fotos instantâneas disponibilizada no evento, levando sua foto com lembrança da 3ª Feira Rosa.

A Secretária de Saúde Valdirene Foletto, parabenizou a todos os envolvidos na organização do evento, e reforçou mais uma vez o comprometimento da Administração Municipal para com a saúde da população jacutinguense, onde não é medido esforços para levar mais qualidade de vida através da saúde.

O Prefeito Carlos Alberto Bordin, ressalta o foco da administração atual em ações de prevenção e promoção de saúde, no intuito de prevenir o adoecimento da comunidade, trazendo alternativas para além do tratamento clínico/medicamentoso, conscientizando a população para atentar aos seus hábitos, promovendo uma melhor qualidade de vida.

🐎📜 *Premiação do Concurso Versos do Pago* 📜🐎

Durante a programação da *Semana Farroupilha, celebramos a criatividade, o talento e o compromisso dos nossos estudantes com a cidadania por meio do **Concurso Versos do Pago, que neste ano teve como tema *“Nota Fiscal Gaúcha, Cidadania e Semana Farroupilha”**.

Com muita inspiração e orgulho das nossas tradições, os alunos transformaram em versos uma importante mensagem: *pedir a Nota Fiscal Gaúcha também é um ato de cidadania!* 🇧🇷💚❤️💛

A iniciativa busca conscientizar sobre a importância de *solicitar a nota fiscal nas compras*, contribuindo para o fortalecimento da arrecadação, para o retorno de recursos ao município e para o desenvolvimento de ações e serviços públicos que beneficiam toda a comunidade.

Parabenizamos os *três alunos premiados*, que se destacaram pela criatividade e pela qualidade de seus versos, levando para a Semana Farroupilha uma mensagem de conhecimento, responsabilidade e cidadania.

👏🏆 *Parabéns aos nossos jovens talentos!*

Que a poesia continue sendo uma forma de valorizar nossas raízes, incentivar a participação cidadã e construir, juntos, uma comunidade cada vez melhor!

**Pedir a nota fiscal é exercer cidadania.
É valorizar o nosso município e ajudar o Rio Grande!** 💚❤️💛

#VersosDoPago #SemanaFarroupilha #NotaFiscalGaúcha #Cidadania #Educação #JacutingaRS #OrgulhoGaúcho

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: