Alerta sobre a Dengue

Na sexta-feira dia 26/04 Jacutinga confirmou o primeiro caso suspeito de dengue de 2019, no entanto a Secretaria Municipal de Saúde intensificou os trabalhos que já eram realizados sobre a prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, eliminando possíveis focos com larvas e orientando a população sobre cuidados referente ao acumulo de água e buscando eliminar os mesmos, dentre as medidas adotadas juntamente com a orientação da 11ª CRS foi realizado um trabalho de bloqueio de transmissão da doença e na ultima terça-feira ocorreu a Borrifação onde foi aplicado Inseticida em diversos pontos da cidade visando evitar novos casos da doença.

Diante disto cabe ressaltar que a Borrifação de Inseticida é realizado apenas em caso suspeito de dengue e em locais onde há presença de Aedes Aegypti confirmado através de coleta de larvas e pupas que são enviadas para o Laboratório de Entomologia da 11ª CRS para analise. Nesta sexta-feira será aplicada a segunda etapa da Borrifação de Insetisida nos mesmos pontos já aplicados anteriormente, sendo assim orienta-se a população atingida para que durante a aplicação mantenha-se as portas e janelas das casas fechadas, recolher animais, água e alimento dos mesmos, aguardar 1 (uma) hora ou mais para abrir as janelas, portas e circular na área de aplicação e também é importante o cuidado com alimentos como saladas e frutas que ficarem expostas aguardar um período de 5 dias para consumir além de realizar a lavagem dos mesmos, sendo que a equipe de combate a dengue irá realizar anteriormente visita em todos as residências que serão afetadas para orientação aos mesmos.

É importante lembrar que borrifação de inseticida mata o  mosquito, mas a larva ou ovos que estão depositados em recipientes não são afetados. Assim, é preciso eliminar qualquer acumulo de água que possam dar condições à proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Preocupado com a situação a orientação que tem a Administração Municipal é movimentar toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, bem como outros profissionais visando ajudar a eliminar o mosquito do município para evitar danos a comunidade.

🐎📜 *Premiação do Concurso Versos do Pago* 📜🐎

Durante a programação da *Semana Farroupilha, celebramos a criatividade, o talento e o compromisso dos nossos estudantes com a cidadania por meio do **Concurso Versos do Pago, que neste ano teve como tema *“Nota Fiscal Gaúcha, Cidadania e Semana Farroupilha”**.

Com muita inspiração e orgulho das nossas tradições, os alunos transformaram em versos uma importante mensagem: *pedir a Nota Fiscal Gaúcha também é um ato de cidadania!* 🇧🇷💚❤️💛

A iniciativa busca conscientizar sobre a importância de *solicitar a nota fiscal nas compras*, contribuindo para o fortalecimento da arrecadação, para o retorno de recursos ao município e para o desenvolvimento de ações e serviços públicos que beneficiam toda a comunidade.

Parabenizamos os *três alunos premiados*, que se destacaram pela criatividade e pela qualidade de seus versos, levando para a Semana Farroupilha uma mensagem de conhecimento, responsabilidade e cidadania.

👏🏆 *Parabéns aos nossos jovens talentos!*

Que a poesia continue sendo uma forma de valorizar nossas raízes, incentivar a participação cidadã e construir, juntos, uma comunidade cada vez melhor!

**Pedir a nota fiscal é exercer cidadania.
É valorizar o nosso município e ajudar o Rio Grande!** 💚❤️💛

#VersosDoPago #SemanaFarroupilha #NotaFiscalGaúcha #Cidadania #Educação #JacutingaRS #OrgulhoGaúcho

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: