Aconteceu na tarde da última quarta-feira (15) na Horta Comunitária de Jacutinga a visita de diversos grupos de entidades da região do Alto Uruguai. Com a finalidade de ver e conhecer como o município utiliza esse espaço junto a comunidade. A responsável pela Secretaria de Assistência Social Loides Trevisol informou que hoje são 15 mulheres que atuam neste projeto, onde aprendem a cultivar hortaliças e verduras que são comercializadas, e que são assistidas pela Secretaria.
A Horta Comunitária do município é referência na região, conforme relato da Professora Sônia B. Balvedi Zakrzewski da URI que falou sobre o coletivo educador, e que Jacutinga é um dos municípios da região que incentivam e propiciam um espaço para o cultivo de hortaliças, e que esse projeto deve ser copiado, pois há sem dúvidas grandes benefícios.
O evento iniciou na parte da manhã na URI Erechim, evento em parceria com a EMATER. A Extencionista Nadia explicou aos presentes sobre a importância na sociedade de um projeto como este e das oportunidades geradas.
Durante a visitação estudantes de universidades, representantes da EMATER de Jacutinga e da região, além de autoridades locais e regionais foram recepcionados pelo responsável da horta Adelcino Bordin se empenhou para tirar dúvidas e mostrar como o trabalho é realizado. Falou sobre o local onde foi construída a horta, e deu explicações sobre mudas e sementes plantadas nos canteiros. Adelcino Bordin que coordena a horta comunitária lembrou o início do trabalho em 2001, as dificuldades enfrentadas e os bons resultados que já foram obtidos.
O chefe da EMATER de Jacutinga Derli Dalasta também acompanhou a visita à Horta Comunitária e destacou que a comunidade tem entendido a importância do trabalho da assistência social do município e as oportunidades que a Prefeitura está oferecendo para proporcionar trabalho às famílias Jacutinguenses.
O Prefeito Beto Bordin demonstrou satisfação em constatar o ótimo trabalho social que as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão realizando na horta e que tem apresentado bons resultados. Destacou também as atividades e cursos que são oferecidos e a preocupação da administração com relação ao incentivo de ampliar a renda das pessoas do município, o que promove a inclusão à cidadania de todos no município. Por fim, Bordin elogiou a horta, muito bem cuidada e que está fornecendo alimento e renda extra para pessoas da comunidade e agradeceu aos envolvidos neste projeto e as entidades parceiras como a URI e EMATER.