Na manhã de sábado (23) a família Marchetto abriu as portas de sua propriedade para o primeiro passeio turístico. A visita iniciou nos pomares de figo, noz pecan e demais frutas que a família cultiva, bem como a fonte de água que abastece toda plantação, após os visitantes apreciaram o café colonial, contando com produtos produzidos na propriedade e no próprio município.
O proprietário Lori Marchetto que conduziu o passeio explicou a importância da água para a irrigação dos pomares, que junto com o sol ficam ainda mais doces. Contou como funcionam as podas, a colheita e cultivo em geral. Após, Sandra Marchetto recebeu os visitantes com o café colonial que contou com muita diversidade, preparado com muito carinho por ela, que enalteceu a dedicação diária pela família para produzir os alimentos de melhor qualidade.
O Prefeito Beto Bordin parabenizou a iniciativa e por acreditar no turismo local, o potencial de Jacutinga deve ser apresentado a toda comunidade e também a nível regional, e que a administração municipal incentiva e estimula estas atividades, visando fortalecer o turismo e o setor primário.
A Coordenadora de Turismo Emanuela Lodea falou da importância do turismo rural, em especial pós pandemia, onde os visitantes aproveitam os espaços ao ar livre para levar os familiares e amigos. Esta visita piloto foi preparada a fim de avaliar o potencial da propriedade para receber visitantes, e realizar melhorias.
A Presidente do COMTUR Mari Tania Spazzinidestacou a potencialidade do município e a capacidade que as agroindústria possuem em preparar o alimento, também falou da dedicação em especial da família Marchetto com os cultivos.
Hoje a propriedade possui lavouras de trigo, soja, milho e cevada, além de pomares de figo, noz pecan, laranja, goiabada, jabuticaba, tomate, entre outros, e a Agroindústria produz doce de frutas, compotas e conservas e em breve estará de portas abertas para toda população.