Primeira palestra voltada para os homens de Jacutinga

A Secretaria de Saúde de Jacutinga promoveu na noite de terça-feira (20), uma palestra para os homens do município. A atividade foi alusiva ao mês dos pais, mas o objetivo principal é prevenir o câncer de próstata que se diagnosticado a tempo tem 90% de chances de cura. Foram aproximadamente 150 homens que estiveram participando do ato.

A secretária da Saúde, Sandra Soares, falou do plano de trabalho que visa abordar a prevenção das doenças e esta atividade é um exemplo do trabalho que será desempenhado nos quatro da atual gestão. Sandra parabenizou sua equipe e as agentes de saúde pelo excelente trabalho desempenhado, colocando mais de 100 homens na palestra. “Nosso objetivo é conscientizar os homens sobre a importância desta avaliação precoce”, salientou Sandra.

O prefeito Gelsi Lodéa frisou que a gestão municipal assumiu o compromisso de trabalhar com a prevenção e outras ações iguais a essa serão desenvolvidas para a sociedade jacutinguense. Lodéa parabenizou a participação dos homens lembrando que é necessária uma atenção especial com a saúde do homem, pois no município tem muitos casos de câncer de próstata. “Por isso hoje, vamos presentear a todos os homens presentes com um exame de PSA (Antígeno Prostático Específico – marcador prostático que auxilia o diagnóstico precoce do câncer de próstata)”, informou Lódea.

O médico urologista Antônio Todeschini, conceituou o câncer de próstata como sendo uma doença de causa é hereditário e sua incidência aumenta progressivamente conforme o homem envelhece, é assintomática, por isso é indicado que todo homem a partir dos 40 anos consulte um médico urologista para o exame de toque retal e a dosagem do PSA. Segundo Todeschini, existem várias razões que levam os homens a não procurarem a prevenção com o urologista, mas a principal delas, que é uma questão cultural, dos homens acharem que ao fazer o toque retal da próstata, vão perder a masculinidade.

Segundo o médico urologista, Décio Nonemchar, outra causa do câncer de próstata está relacionado à obesidade e a alimentação  rica em gordura de origem animal, carne vermelha, frituras, etc. O médico recomenda aos pacientes que ingiram bastante fibras. “O melhor tratamento para o câncer de próstata é o tratamento preventivo. Ou seja, ter uma dieta sadia, pobre em frituras e gorduras de origem animal, rica em fibras. Destacamos os alimentos ricos em licopeno que parecem ter influência na prevenção do câncer de próstata e entre eles estão o tomate cozido, melancia, goiaba vermelha, romã, brócolis, repolho, araçá, agrião”, enfatiza Décio.

Participaram da palestra os Secretários Municipais, Vereadores e a comunidade.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: