A Prefeitura de Jacutinga após decretar estado de emergência e ter o decreto reconhecido pela Defesa Civil Estadual e Federal realizou o encaminhamento de diversos projetos e pedidos de recursos nas esferas governamentais, com o objetivo de atenuar os efeitos negativos da estiagem que afetou a região, especialmente do ponto de vista do abastecimento de água no meio rural. Junto a Defesa Civil, foram protocolados projetos para aquisição de 25 caixas d’água para melhorar a estrutura de abastecimento de água para as famílias que residem no interior do município. Ainda, junto a Defesa Civil, foi protocolado outro projeto, que solicita recursos financeiros para contratação de 700 horas máquina para limpeza, reforma e desassoreamento de açudes consolidados. Esta melhoria possibilitará maior capacidade de armazenagem de água, que poderá viabilizar a implantação de projetos de irrigação e para a dessedentação dos animais.
Outra medida tomada, buscando armazenar água nas propriedades rurais, foi a solicitação de construção de açudes novos, sendo que já recebemos a confirmação da liberação de 10 unidades, açudes estes destinados a implantação de projetos de irrigação.
Ainda, focados no abastecimento de água, foram solicitadas cisternas para captação de água das chuvas, estás destinadas a famílias do CAD único. Mesmo com o abastecimento de água de poço artesiano em todas as comunidades e famílias rurais, solicitamos a liberação de mais 4 poços visando melhorar o fornecimento de água potável as famílias do interior do município. Implementados estes melhoramentos,
Conforme o Prefeito Beto Bordin, “com estas iniciativas, estaremos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias, gerando renda e abrindo possibilidades para a diversificação de atividades produtivas no setor primário, além de se consolidadas estas ações, poder contar com medidas de impacto permanente, não apenas medidas paleativas. Pois o enfrentamento da estiagem deve contar com resultados que previnam, amenizem e garantam, por exemplo, o abastecimento de água para consumo dos animais e aos produtores de hortifruti ou lavouras de cereais através da irrigação que permitam a colheita esperada”.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Darci José De Ré, estas providencias tomadas, possibilitarão a concretização de melhorias no âmbito rural, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas, incrementar a produção e atenuar os efeitos negativos da estiagem, principalmente através dos projetos de irrigação. Esta alternativa garante a produção onde tem-se estrutura para a irrigação de pastagens, hortaliças e lavoura.
O Coordenador da Defesa Civil do Município, Jair Strapasson, destaca que a Defesa Civil em parceria com o poder executivo, não mediram esforços para a decretação de situação de emergência por conta da estiagem, seja na busca de recursos ou no auxilio a elaboração de um plano de trabalho.