Foi aprovada a Lei que criou o Programa denominado Amigo Pet, que tem por objetivo a castração, o controle de zoonoses e a conscientização quanto à tutela responsável de animais e que tem o intuito de resolver questões de saúde pública e implementar ações de bem estar animal.
No ano de 2017 foi criado o Conselho Municipal do Bem Estar Animal que atua no município com ações voluntárias, apoiando e sugerindo iniciativas de amparo dos animais domésticos.
A Presidente do Conselho de Bem Estar Animal Roberta Oliveira destaca que o projeto tem como objetivo, promover o controle populacional de cães e gatos em situação de rua, através da castração, proporcionando um maior bem-estar a estes animais, e à população em geral.
Conforme preconiza a Lei nº 2712/2019, a criação do Programa Amigo Pet tem o intuito de, através do controle de reprodução de cães e gatos, solucionar problemática de questões como a proliferação de zoonoses e o abandono de animais de estimação, além de proporcionar o trabalho de conscientização da sociedade sobre a importância do cuidado com os animais e a responsabilidade dos tutores, preservando a saúde pública como um todo. Desta forma o projeto vem para reduzir a quantidade de animais abandonados em vias públicas, estabelecer um programa de castração cirúrgica dos animais, cuidado com os animais, realizar ações de caráter educativo como seminários, palestras e campanhas de conscientização que promovam os cuidados com estes animais.
O Prefeito Beto Bordin destacou que a iniciativa visa atender a uma demanda expressiva da população que busca desenvolver senso de responsabilidade no cuidado com os animais, e entende ser função do poder público estimular ações e criar mecanismos para proteger os animais de estimação e valorizar as pessoas que tem especial apreço a causa do bem estar animal, pois além do cuidado com os animais domésticos previne-se doenças.