Nesta quinta-feira, dia 23 foi realizado o evento de divulgação dos ganhadores do concurso Jardins de Jacutinga, Plantando Sementes de Felicidade, III edição.
Reunidos na Câmara de Vereadores os participantes e seus familiares, foram recebidos pelo Prefeito Municipal Beto Bordin, vice-prefeito Ricardo Menegaz, Presidente do Legislativo Débora N. Ogliari, Diretora de Governança e Gestão Emanuela Lodea, Chefe do Escritório da Emater/Ascar Derli José Dalastra, Exttensionista Rural Social Mari Tânia Trevisol Spazzini, Gerente do Sicredi Janquiel Wanot e Eduarda Colett Assistente de negócio do Sicredi.
Nesta edição do concurso, houve um significativo aumento, com 33 participantes, da categoria urbana e categoria rural.
No decorrer do ano foram realizadas atividades com os participantes. Uma capacitação no Eco Parque da Usina, com objetivo de ensinar sobre a manutenção das plantas, adubação correta, podas, controle de pragas, e na parte da tarde sobre organização dos espaços e harmonia das plantas.
Um agradecimento especial aos jurados que dedicaram de forma voluntária um dia inteiro para a avaliação dos jardins: Larissa Smaniotto – Turismóloga e representante do Escritório Regional Termas e Lagos; Nádia Farina Fiabane da Rosa -Assistente Técnica Regional Social da Emater/RS-Ascar; Ricardo Gardino – radialista e representante da Rádio Chamamento; Andrezza Soccol – turismóloga e representante do Fórum Termas e Lagos; Ligia Wencelewski – Extensionista Rural Social da Emater/RS-Ascar; Mateus Felipe – Fotografo.
Ainda os participantes puderam visitar o Viveiro Tonial, em Estação, a fim de conhecer como funciona o plantio, cuidados e manutenção das plantas e conhecer espécies novas.
Neste ano os participantes também ganharam uma camiseta, com a nova logo marca, que em parceria com o Sicredi, foi desenhada para padronizar este concurso.
O concurso de Jardins surgiu em momentos difíceis em que aprendemos cuidar das natureza, dos lares e da família, hoje não é uma competição, mas sim, um aprendizado, proporcionando também conhecer, pessoas e lugares.
Ganhadores da categoria urbana:
1º Eloíde Cardoso
2º Luciana Conte
3º Serli Frigotto
Ganhadores da categoria rural:
1º Ruti De Ré
2º Nereide Marchetto
3º Otília Lorenzetti
Os critérios de avaliação foram: 1 Criatividade e originalidade; 2 Harmonia do ambiente; 3 Aproveitamento e integração dos espaços; 4 Vigor e estado das plantas; 5 Diversidade de espécies e resgate de mudas; e 6 manutenção dos jardins.
A Extensionita Rural Social da Emater e uma das responsáveis pelo concurso deu as boas vindas aos participantes, falou sobre a satisfação em trabalhar com pessoas de tamanha dedicação e que com o passar do tempo, se observa a evolução dos jardins, parabenizou todos pela parceria e participação.
O Chefe do Escritório da Emater Derli José Dalastra agradecer a parceria das famílias participantes, a parceria da administração municipal em diversos projetos, e neste ano a parceria do Sicredi no concurso de jardins. Falou sobre o fortalecimento do trabalho em equipe e com entidades parceiras para o alcance do sucesso.
O gente do Sicredi, Janquiel Wanot falou sobre os projetos que fazem parte do cooperativismo, e que este quando foi apresentado para o sicredi, vem ao encontro deste trabalho engrandecendo, levando conhecimento, unindo as pessoas.
A Presidente da Câmara de Vereadores Débora Nava Ogliari, colocou a casa a disposição, e que os vereadores aprovaram o projeto por unanimidade porque acreditam no sucesso, parabenizou a administração municipal por apresentar sempre bons projetos e manter o diálogo com o legislativo, a fim de buscar o melhor para a população jacutinguense.
O Vice Prefeito Ricardo falou sobre a importância em investir em bons projetos, que valorizam as famílias, já programando para o próximo ano dar andamento neste concurso. Parabenizou a equipe organizadora, e principalmente as famílias que acreditam no projeto.
O Prefeito Beto Bordin agradeceu a equipe que organizou o concurso, pela dedicação e por prepararem diversas atividades com os participantes que aceitaram o desafio, que o trabalho das famílias engrandecem e embelezam a cidade, sendo este concurso um exemplo a ser seguido e que ações como esta buscam deixar o município cada vez mais bonito, acolhedor e assim o povo mais feliz.
Ao final uma das responsáveis pelo concurso Emanuela Lodea, agradeceu as autoridades e lideranças por acreditarem na proposta, e que o concurso não é uma competição, mas sim uma troca de experiências, conhecimento, onde conhecem muitas pessoas e lugares, anunciou também que no próximo ano será realizada a primeira Mostra Jardins de Jacutinga, na Expo Jacutinga 2024.
A Administração Municipal, Emater/Ascar e Sicredi agradecem a todos os participantes que aceitaram esse desafio e tornaram suas casas e a cidade de Jacutinga, um lugar para viver.