×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Vereador Ronaldo elabora projeto que cria Programa Educativo

Data de publicação: 23 de julho de 2020
Fotos: Assessoria de Imprensa
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa


Nesta semana foi aprovado o Projeto do Vereador Ronaldo Bordin, que cria a Programa Educativo “Pequeno Agricultor Sustentável” nas Escolas da Zona Rural.

O Programa tem por objetivo incentivar e conscientizar as crianças sobre a importância da permanência do homem na zona rural, bem como de sua subsistência.

A Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Agricultura ficaram responsáveis pela elaboração do Programa, adequando o currículo escolar à realidade da agricultura, buscando convênios de cooperação técnica, de forma gratuita, com empresas públicas ou privadas.

Dentre os objetivos do Programa, destacam-se a conservação do solo e da água, o uso adequado dos agrotóxicos nas atividades agropecuárias visando à proteção dos recursos naturais e do meio ambiente, à segurança dos trabalhadores rurais e à qualidade dos produtos agrícolas destinados a alimentação, a viabilidade da permanência no meio rural, a construção de horta orgânica e sustentável, doméstica ou comunitária entre outros.

O Vereador Ronaldo Bordin destaca que a criança do meio rural deve ser valorizada pela importância que a agricultura oferece para a sobrevivência no meio urbano. E que é de suma importância haver no currículo escolar um ensinamento diferenciado entre a zona urbana e rural. Sublinha que, com o crescente abandono do meio rural pelos jovens, entende-se que não bastam apenas a origem e o aprendizado em família, a motivação deve ter uma continuidade na escola, em especial nas primeiras séries do ensino fundamental.

Destaca também que o atual currículo escolar não considera por completo a origem de cada aluno, razão pelo qual apresentou proposição buscando valorizar as famílias agricultoras.

O Prefeito Municipal ressaltou, ainda, que tendo o Município sua base economia firmada na agropecuária, este programa virá enaltecer esta atividade que garante o desenvolvimento econômico do Município e a alimentação de qualidade à população. Na data de 21 de julho de 2020 o Prefeito Sancionou e Promulgou esta lei. “Sempre buscamos incentivar a permanência, o trabalho do homem do campo e a valorização do setor primário, esta lei vai oportunizar que a gestão municipal possa fortalecer ainda mais a agricultura no município, fortalecendo os laços entre o jovem e o campo”.

© Copyright 2021 - Direitos reservados à Prefeitura de Jacutinga/RS

topo