×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Mais atenção às crianças

Data de publicação: 26 de junho de 2020
Fotos: Assessoria de Imprensa
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa


A Prefeitura de Jacutinga reimplantou o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) no ano passado. O município conta também com o Programa Bem Vindo Bebê e ações visando dar suporte e atenção as gestantes.Criado em 2003 e transformado em lei estadual em 2006, o Primeira Infância Melhor (PIM) é política pública estadual no Rio Grande do Sul, pioneiro no país, e integra a Rede Nacional Primeira Infância. É uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância atendendo gestantes e crianças de até 6 anos, com prioridade para as crianças de até 3 anos, em maior situação de vulnerabilidade e risco social.

Para que seja concretizado, o PIM depende da adesão dos municípios. Jacutinga já executou o programa entre os anos de 2005 e 2013 e em 2019 a Administração Municipal retomou, pois se trata de um programa referência em atendimento na Primeira Infância.O principal objetivo é orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que possam estimular o desenvolvimento pleno das capacidades e potencialidades de suas crianças.

Para tanto, as Visitadoras do PIM realizam visitas domiciliares semanalmente nas famílias e atividades comunitárias, utilizando a ludicidade como tecnologia de intervenção.O Programa é vinculado diretamente a Secretaria de Saúde, sendo também composto pelas Secretarias de Educação e Assistência Social. Para coordenar o Programa no município foram indicadas três trabalhadoras que formam o Grupo Técnico Municipal (GTM): Marisângela Pugan Desordi, integrante da Secretaria de Saúde, Carlise Ecco Faitão, integrante da Secretaria de Assistência Social e Cleunice Bordin, integrante da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. As Visitadoras do PIM são Loreci da Silva e Aline Salete Teixeira.

Neste momento estão sendo realizadas tarefas como a construção do plano de ação, a formação e treinamento das Visitadoras e a seleção das famílias. Contudo, por conta da necessidade de distanciamento social provocada pela pandemia do COVID-19, a equipe está sendo desafiada a encontrar alternativas para manter suas ações, pois se trata de serviço essencial, que em articulação com os demais serviços da rede, contribui para que famílias e comunidades superem as adversidades decorrentes do período.

© Copyright 2020 - Direitos reservados à Prefeitura de Jacutinga/RS

topo