Saltar para o corpo principal da página

Desfile em comemoração ao Dia da Independência aconteceu neste domingo em Jacutinga

Data: 11/09/2018

Neste domingo, 09 de setembro, foi realizado o Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o desfile contou com a participação de diversas entidades. 

Na abertura, às 10h, autoridades municipais e do estado fizeram-se presentes no palanque oficial como o Prefeito Beto Bordin, Vice-Prefeita Salete Luft, Vereadores, o Deputado Estadual Altemir Tortelli, Secretários Municipais, o Comandante da Brigada Militar de Jacutinga Gelso Galina, Ex-Prefeitos, equipe de governo e demais autoridades para prestigiar o desfile cívico e o hasteamento dos pavilhões.

O tema Nacional da semana da pátria foi “50 anos Projeto Randon” que prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para comunidades principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social. E consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.

O tema Estadual foi “ 100 anos do Tribunal de Justiça Militar” 100 anos dedicados a justiça, essa instituição vem sendo reconhecida pela celeridade e efetividade na prestação jurisdicional, atuando como instrumento de promoção da Paz e Justiça Social.

E no tema municipal no desfile reportou os “10 anos da Assinatura do Gemellaggio entre Jacutinga e Pederobba” Jacutinga é um município que tem sua origem na Colonização Italiana, em que seus pioneiros sempre preservaram a cultura de sua terra natal. Esse sentimento de amor a sua terra ficou registrado fortemente em nossa cultura, através das cações, da alimentação, dos costumes e da língua.

O Comune Italiano de Pederobba localiza-se ao Norte da Itália na região do Vêneto de onde vieram a maioria das famílias da região Alto Uruguai e especialmente de Jacutinga. Com a necessidade de fortalecer os laços de irmandade já existentes, no dia 16 de agosto de 2008 foi assinado o pacto de amizade entre as duas cidades.

Em sua manifestação o Prefeito Municipal Beto Bordin destacou a bela apresentação da comunidade na Avenida, agradeceu o emprenho dos organizadores e das entidades que com seus representantes abrilhantaram o desfile. Lembrou da importância de valorizar nossa terra, nossa pátria e que cada um deve fazer a sua parte para construirmos uma sociedade melhor e um país que queremos.

O Desfile contou com a participação expressiva da comunidade que lotou a Avenida Ângelo Tortelli e a Praça da Matriz para prestigiarem o desfile que contou com a participação de 22 pelotões entre escolas, entidades e instituições que ao todo somaram quase 800 pessoas que na Avenida apresentaram e destacaram várias iniciativas que são desenvolvidas no município.

Gallery big bd4bd975d4abfbcee20af582caa5d8cf
Desfile de 7 de setembro 2018 318.JPG