Saltar para o corpo principal da página

UBS realizou dia D contra a gripe

Data: 15/05/2018

A UBS de Jacutinga realizou neste último sábado a vacinação contra a gripe, a Unidade funcionou das 8h às 17h e contou com toda a equipe de enfermagem, que estavam empenhados para prestar o serviço à população, o cronograma da vacinação segue até dia 1º de junho, quando oficialmente termina a campanha. Segundo a equipe, foi realizada também uma triagem para verificar pessoas que estavam com o calendário vacinal incompleto, além da vacina contra a gripe, também foram aplicadas vacinas que fazem parte do calendário de vacinação.

O Dia D da Mobilização Nacional foi a oportunidade para que as pessoas que não encontram tempo durante os dias úteis também recebessem a dose da vacina. Os usuários que estiveram na UBS no sábado, relataram que foi excelente encontrar a unidade aberta pois isso facilitou suas vidas.

Informamos que até a data de hoje 75% da população de Jacutinga que fazem parte do grupo prioritário já foram vacinadas, estamos quase atingindo a meta, mas preocupa a baixa procura para vacinar crianças, pede-se para os pais com filhos até 5 anos procurarem a Unidade e proteger seu filho contra o vírus da gripe.

A Secretária de Saúde Valdirene Foletto, ressalta que além da imunização que esta sendo realizada neste momento para o grupo prioritário, temos que estar atentos a atitudes simples que podem por muitas vezes, evitar o contágio do vírus, como:

- Proteger o nariz e a boca. Cobrir nariz e boca enquanto espirra ou tosse e usar lenços descartáveis;

- Evitar tocar a boca e o nariz;

- Lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;

- Melhorar a circulação de ar abrindo as janelas;

- Evitar ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;

- Manter hábitos saudáveis como comer bem, dormir bem e fazer exercícios.

Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe deve procurar imediatamente o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outro, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Gallery big 609fc6631ec018def796e55e59f0a83d
IMG-20180514-WA0017.jpg