Saltar para o corpo principal da página

Secretária de Saúde avalia novembro azul

Data: 05/12/2017

A Secretária de Saúde Valdirene Foletto após o término do mês destinado a atenção da saúde do homem, o novembro azul fez uma avaliação sobre o trabalho realizado no município, bem como reiterou o compromisso da Administração com a saúde da comunidade Jacutinguense.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente entre os homens, sendo que um em cada 6 homens vai ser acometido por este tumor e, é o segundo tumor que mais mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão. A campanha “novembro azul” foi criada, pela Sociedade Brasileira de Urologia, para conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, prevenção e diagnóstico do mesmo, estimulando a avaliação completa da saúde masculina.

Com esse intuito, a Secretaria de Saúde de Jacutinga, incentivou os homens a realizar sua avaliação anual das doenças da próstata, tentando desta forma evitar que pacientes sejam diagnosticados com câncer de próstata em estágios clínicos avançados, o que impossibilitaria formas de tratamento curativo e exporia estes homens aos riscos e complicações da doença disseminada. Sabemos, atualmente, que em fases iniciais o tumor de próstata pode ser curado em 90% dos casos.

Informações importantes foram repassadas para os homens que realizaram sua consulta no mês de novembro, e que sintomas como: levantar a noite para urinar, fazer força para urinar, urinar várias vezes durante o dia e/ou a noite, perder urina (incontinência urinária), retenção urinária (não conseguir urinar) estão na imensa maioria das vezes relacionadas à hiperplasia benigna da próstata que é, após os 50 anos de idade, a doença mais comum na próstata, sendo que a mesma deve ser avaliada, diagnosticada e tratada para evitar futuras complicações.

Salientamos também que existem fatores de risco, para o desenvolvimento desta doença, dentre os quais podemos citar: história familiar, que é muito importante (pai e/ou irmão com câncer de próstata), raça negra; além destas, a ingestão de alimentos ricos em gordura animal (carne vermelha) e carne assada também podem estar relacionados. Existem alimentos que parecem exercer um fator protetor na gênese do câncer de próstata como exemplo: arroz, milho, feijão, vagem, soja, aspargos, tomate e vitamina E.

Indicamos a avaliação da próstata para todos os homens que apresentam história familiar de câncer de próstata, a partir dos 45 anos e para os demais homens a partir dos 50 anos, sendo que sempre deve se discutir com estes os prós e os contras, da avaliação, do diagnóstico precoce ou tardio, e dos tratamentos contra o câncer de próstata.

Uma das formas de avaliação é feita através da dosagem do PSA (antígeno prostático especifico) no sangue, mas destacamos que cerca de 30% dos homens que tem câncer de próstata, os níveis de PSA estão dentro de valores considerados normais, e sem o exame físico o diagnóstico deste tumor não seria feito. E no mês de novembro azul, uma grande porcentagem dos homens do município de Jacutinga realizou o exame do PSA, disponibilizados pela Secretaria de Saúde.

Lembramos que a reavaliação da próstata é feita anualmente e em casos de maior risco a cada seis meses.

 

Reiteramos que mesmo com a passagem do outubro rosa e agora com o término do novembro azul, as portas da Unidade Básica de Saúde continuam abertas todos os dias para tratarmos destes dois temas tão importantes para a saúde tanto da mulher quanto do homem, sempre que você sentir necessidade de realizar um exame, sempre que sentir algo de diferente em seu corpo, venha até a UBS, estamos aqui para lhe atender e apoiar.

Gallery big 7160ccc680a3a023e9989f85564c782e
Novembro-Azul-1-1024x682.jpg