Saltar para o corpo principal da página

Ferramentas de Modernização Fiscal foi apresentada a comunidade

Data: 27/11/2017

Foi realizado na última quinta-feira (23) um evento promovido pela Prefeitura de Jacutinga para apresentar aos empresários, empreendedores e a população em geral propostas visando a “Modernização Fiscal”. Esta modernização irá contribuir para novos avanços na arrecadação, maior eficácia no controle do gasto público e melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. Esse foram os principais objetivos debatidos no evento que aconteceu na Câmara de Vereadores de Jacutinga, e lotou o seu recinto com a presença de um grande público.

O Secretário de Finanças Lainor De Maman vê na Modernização Fiscal a possibilidade de um salto evolutivo para a gestão fiscal do município. Este programa atuará de forma a facilitar a vida de quem necessita de documentos emitidos pela Prefeitura, pois grande parte destes documentos serão oferecido de forma online.

A representante do Sebrae/RS que participou do evento, falou sobre o papel estratégico que programas como este desempenham junto aos municípios. “A gestão fiscal eficiente é a base para que o município possa ampliar sua capacidade de atender as demais áreas do desenvolvimento, essenciais para a qualidade de vida da população”.

Paulo Roberto Sanches falou sobre a importância da emissão da nota fiscal, e sobre os benefícios que as entidades do município podem ter através da emissão da Nota Fiscal Gaúcha.

O Prefeito Beto Bordin destacou em sua manifestação a preocupação da atual administração com o desenvolvimento sócio econômico da comunidade. Enfatizou as iniciativas que foram tomadas como, por exemplo, colocar a fiscalização efetiva onde são abordados vendedores ambulantes, e visando a valorização do comércio de Jacutinga. Citou também que foram colocadas placas indicativas nos acessos ao município alertando que é proibido o comércio de ambulantes sem a devida licença da prefeitura. Ato de hoje modernização fiscal com a aquisição de ferramentas para propiciar ao empresário a nota fiscal eletrônica e o alvará online facilitará para o empresário no momento que necessitar pois não haverá a necessidade de se dirigir a prefeitura. Destacou também que o município busca adquirir seus produtos quando não são objetos de licitação, no comércio local, após uma pesquisa de preço, compra-se preferencialmente no comércio de Jacutinga o item que tiver o melhor custo beneficio aliando qualidade e preço. Beto Bordin destacou ainda seu compromisso com o fortalecimento do setor econômico do município, onde falou sobre a Lei do Empreendedor que está em pleno funcionamento, para quem quiser empreender, desde que atenda alguns requisitos básicos como geração de emprego e renda, onde o município poderá financiar, ou subsidiar empreendimentos. Falou também sobre a valorização do comércio e indústria por meio da campanha Compre em Jacutinga que Nota Fiscal da Prêmio, onde explicou como funciona a campanha e onde estão sendo realizadas as trocas de notas fiscais por cupons, em seguida falou também sobre o Nota Fiscal Gaúcha que é uma campanha do Governo do Estado e que mensalmente beneficia Jacutinguenses. Bordin destacou também que em 2018 será realizada a Expo Jacutinga 2018 - Expocija e que já está sendo definida sua data. O Prefeito disse ainda que o projeto apresentado sobre a Modernização Fiscal visa melhorar a relação entre o empreendedor, o empresário e a comunidade com a prefeitura municipal, facilitando os serviços prestados através da modernização, e deixou claro que existe a preocupação do governo municipal, apoiar o empreendedor, o empresário ou quem ajuda a fazer a economia local girar.

 

Por fim a Vice-Prefeita Salete Sangalli Luft em seu pronunciamento apresentou aos presentes a programação de natal e fim de ano do município, programação esta que será apresentada em breve a comunidade.

Gallery big 13987eeb921abedc10bdd248e6ef2c8b
DSC_1153.JPG