Saltar para o corpo principal da página

Expo Jacutinga 2020 foi concluída com êxito

Data: 10/03/2020

Jacutinga sediou a Expo Jacutinga 2020, 10ª edição da Expocija, exposição do comercio, indústria, agropecuária, e artesanatos e também o IV Fórum do Desenvolvimento com o tema: O Negócio é Agro. Nos dias 06, 07 e 08 de março o município recebeu aproximadamente 30 mil visitantes, conforme dados da organização do evento e contou com mais de 200 expositores em todos os setores econômicos e culturais durante a expo feira.

A Prefeitura Municipal juntamente com as ACIPS/CDL são entidades promotoras e que tiveram apoio da Câmara de Vereadores e EMATER/ASCAR.

A solenidade de abertura foi no dia 06 às 19h na Câmara de Vereadores contando com expressiva presença de público, oportunidade em que foram recebidas autoridades locais e deputados do parlamento gaúcho Deputado Estadual Gilberto Capoani, Deputado Estadual Sérgio Turra e Deputado Estadual Paparico Bacchi, também o presidente da AMAU Mario Luiz Ceron, vice-presidente da FAMURS Marcelo Aruda, entre outras autoridades locais e regionais, como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, representantes de entidades, assessores e representantes de deputados, entre outros.

O Deputado Estadual Paparico Bacchi que representava o presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha Deputado Ernani Polo, destacou que realizar uma Expo feira é uma missão de cada líder município na busca de progresso.

O Deputado Estadual Gilberto Capoani afirmou que Jacutinga passa por um momento importante e que vale muito organizar esse evento a fim de mostrar as potencialidades do munícipio.

O Deputado Estadual Sérgio Turra afirmou que Jacutinga passa por um momento muito importante de desenvolvimento onde se percebe a cidade mais bonita.

O representante da EMATER Gilberto Tonello parabenizou a administração municipal pelo evento e destacou a parceria que existe entre o município e a EMATER no trabalho que visa desenvolver o setor primário. 

Os parlamentares destacaram também a liderança do Prefeito Carlos Alberto Bordin e o destaque de seu governo. Da mesma forma o presidente da AMAU e vice-presidente da FAMURS enalteceram a liderança do prefeito e o trabalho que vem fazendo e que pode servir de exemplo para os demais municípios e que esta feira é sim uma amostra do potencial do município.

A presidente da câmara de vereadores Débora Nava Ogliari parabenizou a todos envolvidos na organização da feira e destacando o brilhantismo do evento e pela Expo feia ser uma possibilidade de progresso da comunidade.

O Presidente da ACIPS/CDL Diogo Selau destacou a bela parceria que existe entre o munícipio e a associação comercial e essa superação de meta que tinham para feira, com mais de 200 expositores, sendo a maior já realizada, tendo um resultado expressivo de visitantes e negócios.

O prefeito Beto Bordin em sua manifestação agradeceu a todos que ajudaram a organizar a expo feira no município, agradeceu as autoridades presentes, a presença dos visitantes e a comunidade que abraçou a causa mostrando, seja na indústria, no comercio, na agropecuária, no artesanato, nas atividades culturais, o que Jacutinga produz, a qualidade de um povo empreendedor, hospitaleiro, lembrando que o município vem se preparando com obras de infraestrutura importantes mudando o visual urbano da cidade, mas sem deixar de investir no setor primário, bem como nas áreas sociais, como os serviços feitos na saúde, educação, entretenimento, esportes.

Agradeceu também a brigada militar, os bombeiros voluntários e todos os setores da prefeitura que se dedicaram para organizar as atividades, para que este evento fosse possível.

Prefeito também fez um agradecimento a comissão organizadora e aos patrocinadores que auxiliaram e viabilizaram a contratação dos shows maiores com investimentos menores por parte do poder público.

Durante os três dias de feiras os visitantes puderam frequentar tanto os pavilhões internos da indústria, comércio e feira do livro, bem como os externos nas mostras de automóveis novos e usados, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, e das entidades locais como jipeiros e motoqueiros. O turismo também teve destaque, mostrando os pontos mais visitados de Jacutinga e região.

O Museu do Imigrante, localizado no centro do parque de exposições recebeu muitos visitantes de diversos municípios, interessados em visitar objetos antigos e principalmente a história das outras expo feiras, realizadas nesta cidade. O Diretor de Turismo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Economico e Turismo Leonardo Dornelles de Dorneles e membros de sua equipe visitaram o município para conhecer a Expo Jacutinga e também alguns pontos turísticos locais.

Este evento mudou o viés não somente dos expositores do comercio e da indústria, mas também retomou o fórum de desenvolvimento, que trouxe renomados palestrantes para discutir a questão do agro. O fórum ocorreu na câmara de vereadores nos dias 6 e 07 e contou com um público de centenas de pessoa, que participaram para conhecer um pouco mais sobre a produção de leite, ovinocultura, conservação de solo e água, correção de solo, culturas de inverno, meio ambiente, plantas de alta produtividade e agricultura digital 4.0.

Foram realizadas diversas atividades artísticas e culturais, oportunidade em que foram apresentados os talentos dos artistas locais no palco alternativo e no palco principal shows com artistas de renome, como Wilseu Pause e Teodoro e Sampaio na sexta, Banda Rainha Musical e Paula e Pamela no sábado e Guilherme Mecca e Baitaca finalizando o domingo. Em todos os dias de show obteve maciça presença de público.

Gallery big b4d15d5a33e7ba4d873d586d777b04c4
DSC_0581.JPG