Saltar para o corpo principal da página

Eco Parque da Usina abre suas portas

Data: 28/01/2020

Atuar como espaço para família, de turismo sustentável, para pessoas que prestigiam estar em meio a natureza e que buscam paz e tranquilidade. Essa é uma das metas que nortearam a reforma do Parque Municipal Ernesto Menin, conhecido agora como Eco Parque da Usina. Considerado uma referência na região, após cerca de cinco anos fechado, o espaço foi reaberto no dia 25 de janeiro ao público.

Criado em 1986 o parque era inicialmente um lugar ímpar, com inúmeras belezas naturais, espaço para camping, mesas, churrasqueiras, destinado a toda população para momentos de lazer e entretenimento, principalmente no período do verão.

E em 1993, através de uma lei municipal, foi dada a denominação de ERNESTO MENIN ao Parque Municipal. Em 2002 foi batizado como “Parque Municipal Ernesto Vitório Menin” com a finalidade de resguardar a natureza, conciliando a proteção da flora, da fauna e das belezas naturais com a utilização para objetivos educacionais, recreativos, de lazer e turismo. Também, com fins econômicos, técnicos ou sociais, inclusive reservando áreas ainda não florestadas e destinadas a atingir aquele fim.

Infelizmente por um período de 5 anos o parque permaneceu fechado e abandonado.

E hoje graças ao Empreendedorismo dos Senhores Sandro Soccol e Marcos Loss, Concessionários, podemos comemorar a reabertura do Parque, com um novo nome “Eco Parque da Usina”,que é um sonho de toda a comunidade, pois,faz parte da história deste município. Com inúmeras belezas, lugar de paz e de descanso para quem aprecia a natureza.

Com a reabertura do Parque, o turismo será mais ativo e presente, atraindo mais investimentos públicos e privados, gerando emprego e renda e proporcionando um crescimento econômico a este município.

Em seu discurso o Concessionário Sandro Soccol lembrou momentos de diversão e laser que viveu no passado no Parque, e que ao ver o local abandonado, depredado e sem cuidados convidou seu sócio (Marcos Loss) para assumir a empreitada e reativar o local. Lembrou das inúmeras dificuldades, e da situação que se encontrava o Parque, mas que com a ajuda de sua equipe e da Administração Municipal tudo foi possível. Apresentou as melhorias sofridas no Parque, bem como destacou que o Parque ainda sofrerá muitas melhorias, com a criação de diversos locais como a Agroindústria, passeios a cavalo entre outros. Por fim Sandro agradeceu a presença de todos, agradeceu o apoio da Administração Municipal e toda equipe, em especial ao Prefeito Beto e a Vice Salete que se empenharam muito e convidou o público presente para fazer um passeio pelo Parque.

Em seu discurso o Concessionário Marcos Loss, lembrou dos grandes desafios, dos dias de trabalho e das dificuldades, agradeceu o parceiro Sandro, agradeceu a Administração Municipal pelo apoio e convidou a todos para que venham conhecer as novas instalações do Parque.

Em seu discurso a Presidente Regional do Fórum de Turismo Maria Vanda Grock, muito emocionada destacou o grande potencial do Eco Parque da Usina e sua representatividade na região. Parabenizou ao Prefeito Beto Bordin e a Administração Municipal por não medir esforços para fazer com que o Parque fosse reaberto e parabenizou os concessionários pela força de vontade e desejou sucesso a todos.

Em seu discurso a Presidente do Legislativo, Vereadora Debora Nava Ogliari parabenizou os concessionários pelo excelente trabalho realizado no Parque, destacou a importância deste local para comunidade e colocou a Câmara de Vereadores a disposição.

Em seu discurso a Vice-Prefeita Salete Luft, parabenizou os concessionários, lembrou que famílias passaram bons momentos no passado naquele local e que a reabertura do Parque era um anseio da comunidade e um objetivo da Administração Municipal. Por fim Salete desejou muito sucesso aos concessionários e parabenizou a comunidade Jacutinguense pela conquista.

Em seu discurso o Prefeito Beto Bordin, destacou que o local está sendo reaberto após 5 cinco anos fechado. Ele ressalta que a gestão municipal foi construindo juntamente com os concessionários condições necessárias para poder reabrir o parque, e esse é um momento histórico para o Jacutinguenses. “O espaço ficou fechado por todos esses anos, e, com grande alegria, iremos devolvê-lo com uma nova identidade à nossa população.  O Eco Parque da Usina marcará um grande passo para Jacutinga, rumo a um momento histórico, cercado de grandes memórias afetivas de toda uma geração que deseja ansiosamente apresentar o mais novo Eco Parque da Usina para a geração atual. Uma obra muito aguardada pela nossa gestão”, ressaltou o Prefeito. Bordin por fim destacou as inúmeras ações e iniciativas que foram feitas no intuito de viabilizar a reabertura do Parque, Bordin parabenizou os Concessionários Sandro e Marcos pelo projeto e desejou êxito em suas jornadas.

 O Eco Parque da Usina procura se posicionar como um espaço de promoção da sustentabilidade ambiental, desenvolvimento social e turístico, estabelecendo vínculos com os moradores do entorno, gerando alternativas econômicas sustentáveis como artesanato, produtos da agroindústria e atividades culturais, criando relações harmoniosas entre população e floresta.

O complexo agora possui diversas trilhas, amplo espaço para piqueniques, churrasqueiras, capela, espaços de interação entre outros.

O Eco Parque da Usina irá funcionar no primeiro momento aos sábados, domingos e feriados, maiores informações pelo telefone (54)9 8407-1771

Gallery big 927be97db66f1ff771a1a6cdfc055952
DSC_0111.JPG